quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Benefícios dos Sistemas de Informações para as empresas

Benefícios dos Sistemas de Informações para as empresas




O cenário competitivo e as vicissitudes da economia mundial são agentes que obrigam as organizações a tomarem medidas ágeis no que concerne à tomada de decisões. A captura de dados do ambiente externo para transformá-los em informações para as empresas é de suma importância, uma vez que a disponibilidade dessas informações municia as empresas de agilidade durante o processo de definição do melhor caminho a ser seguido e da medida ser tomada diante situações diversas.


A melhoria nos procedimentos adotados pela empresa reside no provimento de opções referentes às ações a serem tomadas dependendo da situação. Observar os métodos utilizados pelo concorrente para expansão de mercado, gerenciamento de frotas, otimização do processo produtivo, gestão de Recursos Humanos, são alguns dos pontos em que a empresa deve interferir aplicando os métodos disponíveis no seu portfólio de informações.

Com relação a acessibilidade, nem todas as informações podem ser acessadas por todos os níveis da empresa. O acesso às informações devem ser no sentido vertical, ou seja, os membros do nível estratégico da empresa devem ter acesso ilimitado às informações inerentes ao seu nível (estratégico), ao nível gerencial e ao nível operacional, ao passo que o nível gerencial e operacional terão acesso as suas respectivas áreas, em exceção ao nível gerencial que terá acesso às informações do nível operacional.


Na aquisição de um novo software, deve ser estendido a todos os usuários internos sobre o seu funcionamento e suas particularidades para que equívocos sejam evitados, o que possibilitará o bom andamento das atividades da empresa.

Todo esse procedimento possibilita agilidade e flexibilidade na definição das decisões a serem tomadas em situações variadas. Para isso, as informações devem estar atualizadas e deverão ser eliminadas as informações repetidas, amputando as possibilidades de redundâncias.

Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário