quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A arte do Empreendedorismo

A arte do Empreendedorismo



Seguir caminhos nunca seguidos anteriormente; explorar mercados ignorados por outras empresas. Essa é a essência do empreendedorismo. Empreender também é transformar idéias tradicionais e adaptá-las à nossa realidade mantendo seu foco original nos processos contemporâneos.

Indubitavelmente o empreendedor corre riscos. Contudo, são riscos calculados e estruturados com base em projeções de mercado e análises do ambiente em que está atuando. Espera colher resultados em curto prazo, pois esses resultados farão com que seu empreendimento progrida constantemente e aceleradamente.

A ampla visão sobre o mundo que o rodeia é uma das características marcantes e evidentes do empreendedor; afinal, ele precisa estar ciente da situação do seu "campo de atuação". Em seus investimentos onde o resultado final é o prejuízo, ele busca imediatamente a recuperação através de técnicas exaustivas e deve contar o com o espírito de cooperação de todos os seus colaboradores. Se o empreendimento atua fortemente no mercado e lhe rende grandes retornos, ele procura ampliar ainda mais esse retorno com a definição de metas a serem alcançadas por todos os setores de sua organização.

Além de um exímio investidor e visionário nos assuntos financeiros, o empreendedor é um grande líder. Líder esse que serve de espelho para seus liderados, que irão se inspirar nos pontos positivos desse ser humano em seu dia a dia. O verdadeiro líder é aquele que consegue impor respeito e autoridade ao invés de medo e autoritarismo, característica indispensável ao empreendedor. A liderança é pautada na humildade e na análise minuciosa das sugestões emanadas dos membros do grupo do qual é líder.

Empreender é uma tarefa que requer bastante persistência e visão de mercado. Por isso, só ganhará destaque aqueles que mostrarem algo novo e disponibilizar serviços e/ou produtos que satisfaçam as necessidades dos clientes, além de manter a reputação da empresa.



Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário