domingo, 24 de julho de 2011

Trabalho informal

Trabalho informal





No Brasil, o ato de empreender é exercido não por oportunidade, como acontece nos Estados Unidos, mas por necessidade. A diferença entre os dois termos citados está no fato de um ser realizado através da exploração no mercado de pontos deixados por outras empresas. Empreende-se por necessidade quando o ingresso no mercado ocorre mesmo ele estando saturado.

Não vamos abordar aqui sobre microempresas ou empresas de tamanho considerável. O texto será limitado em discorrer sobre o trabalho informal, atividade essa que cresce no Brasil de forma acelerada. Esse trabalho é realizado por pessoas que, por um motivo ou outro, não conseguiram ingressar no mercado de trabalho e, a partir de então, adquiriram novas visões sobre o mundo e, destarte, metas são estabelecidas na sua vida profissional para que sejam alcançadas em longo prazo, pelo menos. Montar o próprio negócio é a saída para que essas pessoas possam ter ocupação no que se refere às atividades profissionais. A independência financeira é um dos fatores que contribuem significativamente para que essas pessoas dêem o primeiro passo para conseguir um lugar ao sol.

Outra opção é o trabalho informal, que consiste na comercialização de produtos diversos como equipamentos eletrônicos, alimentos, lanches, etc. O trabalhador informal não gera receitas para o Estado, que, por sua vez, deixa de captar receitas e/ou recursos para a mantença das atividades do governo; porém garante os milhares ou até mesmo milhões de pessoas alguma forma de ocupação “mercantil”, o que não é ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário