domingo, 24 de julho de 2011

Desorganização na empresa





O fato exposto a seguir é uma prova do quão importante é a organização dos recursos de uma empresa, sejam eles financeiros, humanos, materiais, etc. A história não é uma concepção geral sobre a empresa, mas um alerta acerca da importância de se aplicar a técnica dos Cinco S no ambiente organizacional. Tal técnica consiste em: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

Na última semana do mês de março do ano em curso, visitei uma loja da cidade para fazer algumas compras. Assim que cheguei ao local, percebi que os funcionários estavam se divertindo de forma exagerada, proferindo palavras de baixo calão um para o outro, mas com espírito de descontração em pleno local de trabalho, onde havia um número considerável de clientes.

Entrei na fila do caixa e vi as filhas do proprietário do estabelecimento atendendo outros clientes no balcão, estando uma delas portando um cãozinho de estimação. Em seguida, o clima de diversão entre os funcionários e as filhas do dono se desfez instantaneamente quando o gerente da loja, que estava envolvido na celeuma, perguntou para todos onde estava o bloco de notas fiscais da empresa. Todos se entreolharam como se dissessem: “Não fui eu quem o utilizou pela última vez”. Imediatamente acusações recíprocas tomaram conta do ambiente. O proprietário do estabelecimento chegou ao local e, também com tom de brincadeira e com sorrisos, perguntou onde estava o tal bloco. Vendo que o proprietário não estava levando a busca a sério, os funcionários o envolveram naquele clima de “to nem aí; se encontrar ou não, tanto faz.”

Depois de alguns minutos, o proprietário pediu que o gerente solicitasse, junto ao contador da empresa, outro bloco de notas. Não pude acompanhar o desfecho da história, mas com base no que foi visto, nenhuma providência foi tomada com relação ao sumiço daquele objeto. Esse episódio não suscitou espanto apenas deste mero mortal que vos escreve, mas também da maioria que estava presente naquele recinto.

Demitir o funcionário responsável e/ou envolvidos no desaparecimento do documento não é uma atitude politicamente correta. A forma consentânea de administrar a situação reside na inserção da cultura organizacional e deixar clara a importância, para os funcionários, de se seguir às normas da empresa em questão. Além disso, a aplicação da observação direta (técnica que consiste na observação in loco por pessoas especializadas de tudo o que acontece na interação entre os membros de um determinado grupo) no ambiente organizacional é recomendada para que dados sejam coletados de forma a eliminar os pontos negativos que passam a ser fortes impeditivos para o desenvolvimento da empresa. 
 
 
Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário