sexta-feira, 22 de março de 2013

22.03- Manifestantes desocupam canteiro de obras de Belo Monte

O canteiro de obras do sítio Pimental, da Usina Hidrelétrica Belo Monte, foi desocupado na noite desta quinta-feira (21), após reunião realizada em Altamira, no sudoeste do estado, entre representantes da Norte Energia, empresa responsável pela implantação do empreendimento, e indígenas e produtores rurais da região.
Em nota, a Norte Energia disse que a condição para a saída dos manifestantes foi o esclarecimento de algumas questões relacionadas aos agricultores e a revisão dos prazos das ações relacionadas a índios e ribeirinhos. O trabalhos os operários no sítio Pimental foi retomado no turno da noite.
Durante o encontro, ficou decido que uma nova reunião será feita nesta sexta-feira (22) e no próximo dia 03 de abril para a discussão dos problemas que atigem diretamente os indígenas. O diretor socioambiental da Norte Energia, João dos Reis Pimentel, falou que a empresa vai observar os prazos para o cumprimento das condicionantes.
Os cerca de 12 indígenas ribeirinhos e das aldeias Muratu e Paquiçamba apresentaram reivindicações que já vem sendo objeto de análise e trabalho por parte da Norte Energia desde o início do ano, quando entrou em ação o Plano Operativo do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI).
Em relação aos colonos, os órgãos do Governo Federal em Altamira (PA) deram os esclarecimentos relacionados à remarcação das terras indígenas da Volta Grande do Xingu. A maioria dos colonos que ocuparam Pimental era formada por pessoas que estão em processo de remanejamento da área Paquiçamba. Esse processo é realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Uma nova reunião foi marcada também para discutir apenas as questões rurais entre os produtores e a Prefeitura de Altamira, Incra e Governo Federal. O encontro está previsto para acontecer em 04 de abril.
A reunião em Altamira aconteceu na sede da Casa de Governo e reuniu representantes das aldeias indígenas da Volta Grande do Xingu, colonos, ribeirinhos, membros da Fundação Nacional do Índio, um integrante da Secretaria Geral da Presidência da República em Altamira (PA) e diretores da Norte Energia.
Entenda o caso
Um grupo de indígenas invadiu o sítio Pimental, um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, na madrugada desta quinta-feira (21). De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), por questões de segurança, as atividades no canteiro de obras foram paralisadas.
Este não é o primeiro bloqueio do canteiro de obras da usina. No início do mês de janeiro deste ano, cerca de 20 lideranças indígenas da tribo Juruna bloquearam o acesso ao sítio Pimental. Operários não trabalharam no empreendimento. O protesto durou três dias.
Segundo os índios, as aldeias estariam sendo prejudicadas pela execução da obra, já que a água do rio Xingu estaria ficando suja devido ao trabalho nos canteiros, deixando as tribos sem água limpa para beber e prejudicando a pesca, que é a principal atividade das comunidades afetadas pela obra.
Força Nacional faz segurança no canteiro de Belo Monte após invasão de manifestantes. (Foto: Glaydson Castro/ TV Liberal)
Força Nacional faz segurança no canteiro de Belo Monte após invasão de manifestantes na madrugada desta quinta-feira (21). (Foto: Glaydson Castro/ TV Liberal)
 
 
Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário