quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21/11- BR-230 segue interditada por manifestantes



Desde a manhã desta segunda (19), a BR-230 encontra-se interditada por centenas de agricultores dos municípios de Rurópolis, Itaituba, Trairão e Aveiro na altura do quilômetro 130, próximo ao município de Rurópolis, no sudoeste do Pará.

Eles reivindicam a ampliação do programa “Luz para Todos”, recuperação de estradas vicinais, regularização fundiária, entre outras solicitações.

Como resultado da mobilização, o governo se propôs a realizar uma audiência para ouvir as demandas relativas ao projeto 'Luz Para Todos', nesta quarta-feira (21), em Rurópolis. Para discutir os demais pontos da pauta, foi proposta uma reunião da comissão de negociação com os ministérios e órgãos competentes (MMA, Incra, MME, etc), em Brasília, no dia 27. Na ocasião, a comissão seria formada por 15 membros que iriam à Brasília, proposta essa que foi rejeitada, prevalecendo a solicitação de que o poder público compareça à região para negociar no local, como foi feito durante a criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163. Por este motivo, a ação continua.
Para João Paulo, membro do COODETER, o INCRA da região atua sem recursos e que a interdição segue até que o governo compareça à região para negociar.

No local da manifestação, há uma ambulância para atender pacientes e/ou doentes que necessitem se locomover e de seis em seis horas a via está sendo liberada para que haja a transferência de passageiros para os veículos que se encontram do outro lado do bloqueio.

Na noite desta terça (20), haviam mais de 300 veículos na fila e o congestionamento passava de oito quilômetros.



Texto produzido por: José Carlos / blog Itaituba Hoje

Com informações do Portal ORM