quarta-feira, 24 de outubro de 2012

24/10- Ligação gratuita vai até 31 de dezembro

As ligações gratuitas para telefones fixos da Oi, feitas dos orelhões, continuam até o dia 31 de dezembro deste ano. A medida começou a valer desde o dia 30 de agosto deste ano, como uma punição aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à empresa por não cumprir a meta de manter funcionando e revitalizar pelo menos 90% da planta de Telefones de Uso Público (TUPs) e manter a densidade de quatro TUPs para cada mil habitantes (Decreto nº 7.512/2011). Enquanto a empresa não atingir essas metas, as ligações continuam de graça. O benefício estava previsto para ser encerrado se as metas de revitalização e operacionalidade dos telefones públicos fossem atingidas antes do dia 30 deste mês e de adequação da densidade em 31 de dezembro. Muitos orelhões continuam com defeito, mesmo os apresentados em notícia publicada no dia 31 de agosto. As ligações grátis funcionam, mas com algumas dificuldades.

Pelos levantamentos da Anatel, em julho do ano passado, a planta ativa de TUPs era de 79% e passou para 86% em junho deste ano em 1.724 municípios dos Estados Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe, que mostraram o pior desempenho da Oi. A densidade de quatro TUPs por cada mil habitantes foi regularizada no prazo de 30 de junho de 2012, mas em 3.849 municípios atendidos pela operadora, faltando 742 cidades que serão beneficiadas também pela gratuidade nos orelhões. A Oi não forneceu dados específicos sobre cada Estado ou região em número de telefones ou cidades beneficiadas. A lista com a cidades beneficiadas por cada tipo de gratuidade pode ser acessada no site. O link direto é http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/24-8-2012--15h28min23s-Relacao_municipios.pdf

Testes

A reportagem percorreu vários bairros de Belém, tanto na periferia quanto no centro, fazendo testes aleatórios em telefones públicos da Cidade Velha, Campina, Jurunas, Guamá, Cremação, Souza, Marco e Terra Firme. A maioria funcionava. Apenas quatro apresentaram algum problema de funcionamento, como ficar mudo ou instabilidade na ligação. Alguns aparelhos encontrados tinham alguma dificuldade de acesso ou obstrução, como mato cercando o telefone. Em quatro orelhões havia dano na cobertura, mas o aparelho funcionava. Um dos orelhões tinha apenas a cobertura, mas não tinha aparelho. Em todos os que estavam funcionando, foi possível fazer a ligação gratuita.



Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário