quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18/10- Círio fortalece o turismo e atrai mais de 76 mil visitantes ao Pará

Vista parcial de Belém, capital do Estado do Pará
O Círio de Nazaré 2012 correspondeu todas as expectativas do turismo paraense. O Estado deve receber até o fim da quadra nazarena mais de 76 mil turistas, que devem deixar por aqui cerca de US$ 28 milhões. O destaque este ano foi para as ações de receptivo no Aeroporto Internacional de Belém e no Terminal Rodoviário, com atendentes falando várias línguas, além de grupos de carimbó 24 horas se apresentando para os turistas que chegavam à cidade, com direito à distribuição de cheiro do Pará, fitas de Nazaré e a programação cultural do mês de outubro.


O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, enalteceu a sintonia entre os diversos níveis da gestão pública, o trade e a sociedade civil organizada, fundamental para reforçar a real importância e o significado do turismo como atividade econômica para o Estado. “Desta forma cumprimos nossa missão de promover o Círio de Nazaré como produto turístico, mas também como uma das nossas mais fortes e significativas manifestações culturais”, disse.

Autoridades acompanharam a grande procissão do Círio no domingo (14), entre elas o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador Simão Jatene, o representante da Pastoral do Turismo junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Chiquim, e a presidente da Paratur, Socorro Costa, ao lado de Adenauer Góes.

“Estamos satisfeitos com o resultado das parcerias que firmamos visando trabalhar o Círio como um produto de atração turística ao Pará. Recebemos muitas manifestações de reconhecimento pelo receptivo de alto nível que fizemos nos principais dias do evento, no Terminal Rodoviário, Aeroporto Internacional de Belém e em outros locais”, frisou Socorro Costa, enfatizando a passagem por Belém, no dia da Romaria Fluvial, dos 600 turistas a bordo de um cruzeiro da Alemanha.

“Acompanhei pessoalmente este receptivo no Museu Paraense Emílio Goeldi, hotel Beira Rio, trilhas ecológicas no Acará e Estação das Docas, e testemunhei a satisfação dos nossos visitantes ao encontrar Belém em festa pelo Círio e preparada para este excelente momento do nosso turismo”, relatou Socorro Costa, que também acompanhou pessoalmente a chegada do ministro Gastão Vieira, que viu o Círio no palanque montado pelo governo do Estado na Estação das Docas.

Um dos convidados do barco da Paratur e da Setur, que acompanhou a Romaria Fluvial sábado (13), foi o padre Carlos Alberto Chiquim, da CNBB. Para ele, o Círio de Nazaré é uma experiência que deve ser fortalecida e divulgada para todo o Brasil e é com este propósito que a Pastoral do Turismo participa do evento. “Estamos nesta parceria com a Secretaria de Turismo do Pará e Paratur na tentativa de criar neste elemento que é o Círio de Nazaré uma atividade permanente durante o ano todo”, disse, destacando elementos como a gastronomia, a história, a cultura e a biodiversidade como pontos que tornam o evento um diferencial.

Convidado pela Paratur para acompanhar o Círio de Nazaré, o jornalista Charles Chang ficou encantado com Belém. “Tudo muito bonito, muito impressionante”, enfatizou ele, que, com apoio da Embaixada do Suriname, veio a Belém para produzir reportagens de turismo, assim como outros convidados de veículos nacionais e internacionais que acompanharam os principais eventos e romarias da Festa.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário