segunda-feira, 11 de junho de 2012

11/jun- Ativistas participam de encontro Xingu+23


    Além da manifestação de solidariedade com as populações do Xingu, Gil também cedeu a música 'Um sonho' (Parabolicamará, 1992) para que fosse transformada no clipe do encontro. 'Gilberto Gil já havia declarado apoio ao Xingu+23 quando, há duas semanas, a canção começou a circular no twitter. Sua poesia irônica e melancólica se encaixa como uma luva no discurso desenvolvimentista em torno de Belo Monte. De repente surgiu uma campanha para que a canção se tornasse o hino do encontro. Ele topou, e criamos o clipe com as imagens do Xingu, dos atingidos e das lutas contra a usina', explicam os organizadores do evento.

    Com apoio crescente principalmente nas mídias sociais, o Xingu +23 deverá contar também com a participação de ativistas de vários Estados brasileiros e de outros países. 'O ator Sergio Marone deverá participar de uma delegação de mais de 20 ativistas vindos de São Paulo, outra de Belém e outra de São Luís (MA). Tem gente vindo dos Estados Unidos e até da Turquia', informam os organizadores.


    O evento acontecerá na comunidade de Santo Antônio, entre os dias 13 e 17, no município de Vitória do Xingu. Situada às margens da Transamazônica, a menos de 100 metros dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte (e a cerca de 50 km de Altamira). 'O Xingu+23 é uma ação política e também um encontro. E também é uma festa', explica a coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Antônia Melo.



Fonte: Portal ORM 
Com informações de O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário