quarta-feira, 16 de maio de 2012

16/maio- Tempo mais seco anuncia a chegada do verão amazônico



A primeira quinzena do mês de maio registrou menos da metade da quantidade de chuva prevista para o período, segundo o 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme/Inmet). No lugar dos 152 mililitros esperados, choveu somente 119 ml e a previsão para o resto do mês na Região Metropolitana de Belém é de tempo mais seco.

O meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Disme, garante que a partir de agora começa a preparação para o verão, com redução significativa das chuvas e temperatura máxima podendo chegar a 34ºC. Durante o dia, o sol aparece entre nuvens, mas as manhãs serão ventiladas. De tarde, a sensação térmica aumenta e as chuvas são esperadas à noite.

'É preciso cuidado, pois a diminuição da umidade relativa pode até prejudicar a saúde, devido ao ar seco', alerta Abreu. A redução da umidade do ar também dificulta a formação de nuvens, causando o rareamento das chuvas. O meteorologista acredita que a média histórica de maio, que é 304 ml, talvez não seja atingida. Neste mês, o dia mais quente foi 6 de maio, com 33.5°C. A maior média de chuva foi registrada no dia 14, com 32 ml. Apenas os dois primeiros dias do mês não tiveram chuva.

O tempo seco, que devia começar em junho e durar três meses, chega mais cedo no sul do Pará. Na primeira quinzena, em Marabá e em São Félix do Xingu, choveu apenas 23 ml e 16 ml, respectivamente. Nestes locais a umidade pode ficar abaixo de 30% em alguns dias, deixando o clima muito quente. 'A previsão é que a temperatura continue subindo e que chova menos de 30 ml nessa região, no resto do mês', afirma Abreu.


Fonte: Portal ORM
Com informações de O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário