quinta-feira, 24 de março de 2011

Eu administro assim e ponto. Será?

Eu administro assim e ponto. Será?




As teorias do campo da Administração de Empresas sugerem medidas a serem tomadas em diversas situações. Porém, não existe uma forma correta ou até mesmo definida de se administrar uma organização. Isso deve ao fato de os administradores terem uma visão diferenciada sobre o mundo que nos rodeia. Essa variação de idéias acerca dos modelos de administração é o que sustenta a Teoria Contingencial da Administração, a qual afirma que existem diversas formas de se administrar uma empresa ou um grupo.

Existem momentos durante a rotina administrativa em que decisões devem ser tomadas de forma imediata. Em situações como essa, o administrador deve ter pulso e discernimento de modo que a decisão não prejudique a coletividade. Para que se tenha êxito em sua tomada de decisão, é indipensável que ele, o administrador, saiba coletar sugestões, onde serão analisadas e, posteriormente, utilizadas dependendo de sua estruturação. Não convém ao administrador agir de forma conservadora, deixando predominar apenas suas idéias e ações. Ser flexível e ter a visão do ambiente que compoe a estrutura organizacional fará com que esse profissional da administração seja exemplo de profissional a ser espelhado na vida de seus subordinados.

As organizações estão mudando a forma de tomar suas decisões. Muitas aplicam idéias emanadas de seus funcionários, onde esses funcionários têm acesso à sala dos diretores da empresa para dar sugestões sobre algum ponto na empresa que necessita de melhorias. Tal liberdade estimula os funcionários a elaborarem e exteriorizarem idéias para o desenvolvimento da empresa da qual eles fazem parte.


Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário