sexta-feira, 17 de março de 2017

Toca de corujas em meio ao trânsito ganha placa de respeito em MS


Toca da coruja, respeite (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Corujas fizeram ninho na calçada de loja em rotatória (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)













Em meio ao caos do trânsito e o entra e sai de clientes, um casal de corujas chama a atenção de quem passa pela rotatória da rua Rodolfo José Pinho com Chaadi Scaff, em Campo Grande. Conhecidas como corujas-buraqueiras, as aves fizeram ninho na grama em frente à uma loja e há cerca de 5 meses ganharam uma placa sinalizando o local e pedindo respeito.
'Toca da Coruja, respeite', diz a mensagem entalhada na placa de madeira fincada ao lado do ninho. É comum encontrar as duas corujas pousadas em cima da placa enquanto motoristas passam pelo local na correria do dia a dia.
Toca da coruja, respeite (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Toca da coruja, respeite
(Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
As aves observam atentas cada movimento de gente ou de carro e, apesar de temidas, são bastante simpáticas, garante Paula Nunes, gerente da loja que adotou as corujas.
"Tem um ano e pouco que elas apareceram aí, já deram até ninhada e agora estão na segunda. A gente fica cuidando e elas são tranquilas, só às vezes atacam cachorros que passam muito perto do ninho, mas é pra se defender", comenta Paula.
Placa
Foi o marido de Paula quem colocou a placa sinalizando a toca das corujas. A intenção é preservar o ninho das aves e evitar que carros ou pessoas passem em cima.
"Meu marido é passarinheiro, a gente tem aves em casa, e, como a gente ficava cuidando aqui da loja, fizemos uma placa, no chão mesmo, mas acabaram estragando. Fomos fazer outra, igual aquelas de fazenda, e acabamos ganhando de um amigo que faz esse tipo de placa", explicou.
Ela conta que tinha o receio da placa ser roubada, mas na verdade a sinalização atraiu curiosos e muita gente passou a admirar e respeitas o espaço delas, garante Paula.
Importância biológica
O biólogo Nilton Longo lembra da importância das corujas na natureza e no convívio na cidade. Segundo ele, as aves ajudam no controle das pragas urbanas e vivem muito bem em contato com o homem.
"Elas têm uma importância ecológica bastante grande, ajudam no controle dos vetores e transmissores de doenças como ratos, por exemplo, porque são predadores do tipo falconídeos, que caçam pequenos animais", explicou.
As corujas-buraqueiras são conhecidas por fazerem edificações no solo, por isso, deve haver o cuidado especial de proteger o ninho, segundo Longo. Essas aves têm hábitos diuturnos e se dividem nas tarefas de cuidar o ninho durante o dia e caçar à noite.
Ainda segundo o especialista, os filhotes das corujas-buraqueiras ficam junto com os pais por mais tempo até terem condições de viverem sozinhos. "Existe uma emancipação, os filhotes ainda ficam com os pais, mesmo quando já estão voando, e mantém esse vínculo até irem embora para formar novos ninhos familiares", finalizou.
Toca da coruja, respeite (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Aves fizeram ninho no local há quase um ano (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Toca da coruja, respeite (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Coruja cuida movimento da motocicleta (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Toca da coruja, respeite (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Casal de coruja mora em toca na calçada de loja há quase um ano (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário