quinta-feira, 16 de março de 2017

16/03 - Consumidores denunciam produtos com a data de validade fraudada

Do G1 TO










Internautas denunciaram em uma rede social casos de produtos que supostamente tiveram os prazos de validade alterados por estabelecimentos comerciais de Palmas. Nos dois casos denunciados, os comerciantes teriam colado novas etiquetas por cima das antigas, alterando assim o prazo para consumo. (Veja o vídeo)
"É assim que engana o consumidor! Colocando uma etiqueta nova sobre a anterior, mais antiga. O que coloca em risco a saúde de quem vai consumir, tendo em vista que a data de validade foi alterada. Palhaçada", reclamou uma jovem que comprou um pacote de pão, cuja validade foi alterada do dia 7 para o dia 10 de março.
Em um outro caso semelhante, uma maionese com legumes teve a validade alterada do dia 11 para o dia 12 de março. Muitos internautas demonstraram susto com os casos denunciados, outros afirmaram que a prática é comum em estabelecimentos que oferecem gêneros alimentícios.
"Já trabalhei em panificadora e tudo lá é sim, só troca a etiqueta enquando vence. Só jogava fora quando apodreciam mesmo", comentou uma mulher."
"Isso acontece em vários estabelecimentos. Trabalhei em uma panificadora de alto padrão aqui e eles fabricam os bolos, pães e guardam. Depois vai apenas etiquetando. Vigilância sanitária deveria ser mais rigorosa", afirmou outra internauta.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos são impróprios para consumo, assim como os "deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos e fraudados", entre outros.
Para o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), Nelito Vieira Cavalcante, a prática é considerada fraude e os comerciantes estão sujeitos a penalidades.
"Isso é fraude. O Código de Defesa do Consumidor veda esste tipo de prática e tem que denunciar porque o Procon trabalha com as denúncias. Os prejuízos podem ser enormes, principalmente com a saúde porque os produtos estão vencidos e pode causar uma série de consequências. Nós vamos apurar esses casos", disse.
A rede de supermercados Big foi procurada e disse que vai se manifestar sobre o caso nesta quinta-feira (15). O G1 entrou em contato com a Kitanda da Vovó e aguarda resposta.
Denúncias foram postadas em página de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)Denúncias foram postadas em página de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)
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Fonte G1

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