quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

22/02 Instituto confirma morte de macaco por febre amarela no oeste do Pará


IEC irá notificar Ministério da Saúde e regional da Sespa sobre o caso.
Cinco macacos foram encontrados mortos com suspeita da doença.

Do G1 PA










O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou nesta terça-feira (21) que a morte do macaco encontrado na zona rural do município de Rurópolis, no oeste do Pará, foi provocada por febre amarela.
A preocupação com a morte dos animais começou depois que mais de 340 macacos morreram no sudeste do Brasil com febre amarela. Os macacos são hospedeiros do vírus da doença.
O Instituto Evandro Chagas e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) deram início à investigação sobre a mortes de cinco primatas nos municípios de Rurópolis e Itaituba, no oeste paraense, no início do mês.  A comunidade onde os macacos morreram fica na divisa da Floresta Nacional do Tapajós, por isso, as investigações também foram feitas nessa área de mata.
Segundo o IEC, após a confirmação do resultado positivo, o Ministério da Saúde e a 9ª regional-Santarém/SESPA deverão ser notificados.
Diante da suspeita dos casos, a Secretaria de Saúde de Itaituba aumentou o número de vacinas contra a febre amarela nos postos de saúde do município, de 17 mil para 40 mil doses.
Após analisar amostras de macaco encontrado morto no oeste do Pará, o Instituto Evandro Chaga confirmou que a febre amarela foi a causa da morte do primata. (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Após analisar amostras de macaco encontrado morto no oeste do Pará, o Instituto Evandro Chaga confirmou que a febre amarela foi a causa da morte do primata. (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)

tópicos:
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário