segunda-feira, 8 de julho de 2013

08/07- Em Belém, audiência que julgou 33 pessoas por tráfico acaba no sábado



A audiência que julgou 33 pessoas suspeitas por tráfico de drogas e formação de quadrilha no Fórum de Belém, encerrou na madrugada deste sábado (6), na capital paraense. Após ouvir mais de 50 pessoas, desde a última segunda-feira (1º), entre testemunhas de defesa e informantes do processo, além dos denunciados, sendo três deles foragidos, a juíza Maria de Fátima Alves Silva, da Vara de Inquéritos e Combate às Organizações Criminosas deu por encerrada a fase de interrogatórios.
A denúncia formulada pelo promotor de justiça Milton Menezes apura o envolvimento de 36 pessoas em organização criminosa de narcotraficantes, que comercializavam e distribuíam drogas consumidas em Barcarena e Abaetetuba, municípios localizados na chamada região das ilhas, a 51 km de Belém.  A denúncia se baseou no inquérito policial realizado pelo Centro de Inteligência da Polícia Civil,  em maio de 2011. As investigações chegaram até os denunciados após escutas telefônicas durante pouco mais de oito meses, atingindo um total de 45 pessoas, sendo 36 denunciadas.

Nos interrogatórios prestados nos últimos dois dias, todos os denunciados negaram participar de organização ou associação para traficar drogas e praticar outros crimes. Alguns deles confirmaram envolvimento em crimes como roubo, mas negaram ser de organização criminosa e traficar drogas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba.

Um homem que seria o suposto líder da organização também foi preso com os demais, e após ser solto, desapareceu, e por isso é considerado foragido da justiça junto com sua ex-mulher. Também respondem pelos crimes mais quatro membros da família do suspeito, entre os familiares estão a mãe, uma irmã e dois irmãos.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado (TJE/PA), a juíza analisou os pedidos dos advogados sobre liberação dos presos, mas não os acatou. A sentença tem previsão para ocorrer na primeira quinzena de agosto.

G1/Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário