sábado, 2 de março de 2013

02.03- Risco de deslizamento obriga famílias a abandonarem casas em Santarém


Bairro da Matinha, localizado em entorno de serra, oferece risco de deslizamento, diz Defesa Civil. (Foto: Reprodução/TV Tapajós) 
Bairro da Matinha, localizado em entorno de serra, oferece risco de deslizamento, diz Defesa Civil. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
 
Dezenas de famílias moradoras de encosta serão desalojadas de suas casas devido ao risco de deslizamento da área do bairro da Matinha, em Santarém, baixo amazonas paraense. Segundo parecer da Defesa Civil, o período de chuvas agrava o risco de deslizamento no local.
“Ano passado, já foi registrado um caso de deslizamento, quando uma grande pedra rolou pela serra devido a chuva. Há ainda esgoto à céu aberto na área. Fizemos um relatório e agora solicitamos que as pessoas saiam na área”, explica Darlisson Maia, Coordenador da Defesa Civil de Santarém.

Moradores se recusam a deixar o local. (Foto: Reprodução/TV Tapajós) 
Moradores se recusam a deixar o local.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
 
Apesar do alerta da Defesa Civil, os moradores se recusam a abandonar a área. Maria dos Anjos, moradora da área, conta que já houve deslizamento na parte de trás de sua residência durante o período de chuvas. Mesmo sabendo dos riscos, a dona de casa não concorda em sair do local. “Essa pedra caiu, mas já passou o perigo né? Não tem mais perigo”, argumenta.

Segundo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Social, o plano é reunir com as famílias moradoras da Matinha para cadastrá-las no programa Aluguel Social. “A prefeitura pagaria o aluguel dessas pessoas no valor de R$270, até dezembro deste ano, quando devemos inaugurar as unidades habitacionais do PAC”, explica Odeize Monteiro Pontos, coordenadora do programa.

“Desde quando chegamos aqui, a gente foi sempre cavando, nunca caiu nenhum pedaço de barro daqui. E agora estão querendo me tirar da minha casa. Daqui eu não saio. Minha casa, tenho certeza que é segura e bem feita”, protesta Maria Lúcia da Conceição, moradora da área da Matinha há 20 anos.
Segundo a Defesa Civil e o PAC Social, na semana que vem, haverá reunião com os moradores para discutir a situação.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário