sábado, 16 de fevereiro de 2013

Defesa Civil do Pará monitora rios do estado para evitar desastres naturais



A Defesa Civil do Estado iniciou um monitoramento dos rios do Pará para evitar desastres provocados pelas cheias e está em fase de preparação para possíveis desastres provocados pelas chuvas.


As ações começaram nas regiões do Baixo Tocantins e do Marajó, e envolvem treinamento de agentes, mapeamento de áreas de risco e construção de abrigos.

Segundo a Defesa Civil do Estado, no Pará, municípios que costumam ser mais afetados pelas chuvas nos primeiros meses do ano ficam na região do Baixo Amazonas, sudoeste e principalmente no sudeste do estado.

"Todos os municípios, o estado como um todo, estão trabalhando para que não sejam surpreendidos caso nós tenhamos alguma situação emergencial no inverno", diz Coronel José Almeida, Defesa Civil dos Bombeiros.

Em Marabá, no sudeste do estado, muitas famílias já estão em abrigos por causa da enchente. Quem vive às margens do Rio Itacaiúnas, em Marabá, tenta seguir a rotina mesmo que água do rio já tenha invadido o terreno. Na manhã desta terça-feira (12), o rio atingiu nove metros, próximo do nível de alerta, que é de dez metros.

Seu Domingos Marinho, autônomo, decidiu ficar na própria casa enquando a defesa civil do município não transfere as famílias da vila onde mora para ocupar uma área mais segura. "Na hora que a água vir, transfere para lá", disse.

Como Marabá é cortada pelos rios Itacaiúnas e Tocanstins, quem vive em áreas próximas às margens, onde o terreno é mais baixo, enfrenta enchentes durante o período de chuvas. Desde a semana passada, moradores das áreas de risco estão sendo remanejados para abrigos.

A defesa civil municipal já construiu dois barracões para receber até 140 famílias desabrigadas, período difícil que se repete todos os anos. "Está muito úmido. Quando chove, a água desce pelo muro", disse José Rodrigues Lopes, vendedor ambulante.



Fonte: G1/PA e http://www.estadodotapajos.com/2013/02/defesa-civil-do-para-monitora-rios-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário