domingo, 28 de outubro de 2012

Luciano agradece ao governador Casagrande após ser eleito em Vitória

'Vou agradecer ao governador por toda a serenidade', disse Luciano.
Luciano Rezende foi eleito prefeito com 52,73% dos votos válidos.

Leandro Nossa Do G1 ES
Luciano Rezende comemora eleição em Vitória (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Luciano Rezende comemora eleição em Vitória
(Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Em sua primeira entrevista após ser eleito o novo prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) agradeceu os votos dos eleitores e disse que pretende unir a cidade em seu mandato. Acompanhado do seu vice Waguinho Ito e de lideranças partidárias, o novo prefeito também fez questão de agradecer ao governador Renato Casagrande. Luciano recebeu 98.937 votos, totalizando 52,73% dos votos válidos.
"Nós vamos trabalhar unindo essa cidade, nós precisamos de parceria com o governo estadual. O governador Casagrande me recebe amanhã às 12h30. Vou agradecer ao governador por toda a serenidade, postura de grandeza que ele teve nesse processo, respeitando todas as candidaturas. Vamos começar a conversar e a juntar forças para essa tarefa", disse Luciano.
O prefeito eleito agradeceu à população de Vitória e reforçou que ela terá participação direta em seu mandato. "Nós vamos fazer uma gestão participativa, democrática, formada por técnicos e uma equipe profissional, mas ouvindo a população. Estaremos muito perto do povo através de instrumentos de gestão participativa, conselhos e montando uma equipe que trabalhe com o que existe de efetivo na prefeitura, evitando aquela coisa da nomeação partidária, de carteirinha partidária, fazendo com que as pessoas possam se mover por capacidade técnica", explicou.
Luciano Rezende também falou sobre o seu adversário Luiz Paulo e disse que, agora, o momento é de somar forças. "Nós temos que fazer agora uma reflexão, juntar todas as forças, embora tenhamos uma proposta diferente que a cidade apontou na nossa direção. Volto a dizer, liderar é ter serenidade. Como sempre fiz, vou agora me dedicar para que a cidade possa ter orgulho do prefeito Luciano. Nós temos no processo de segundo turno em todas as capitais votações parecidas. São Paulo foi dessa forma, disputa de capital é assim mesmo, disputa de projeto. E nós temos que ao terminar a eleição, deixar a eleição para trás, nós temos agora a grande responsabilidade de administrar Vitória", frisou.
Sobre a nova composição da Câmara de Vereadores, Luciano disse não ter nenhum tipo de problema. "Nós temos uma relação excelente com a Câmara de vereadores, muitos têm relação pessoal comigo. E nós acatamos o resultado das urnas, a cidade de Vitória montou essa Câmara de Vereadores, não tenho problema algum", concluiu.

Luciano Rezende comemora a eleição em Vitória (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Luciano Rezende comemorou com eleitores
(Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Eleição com 52,47%
Luciano Rezende (PPS) foi eleito prefeito de Vitória neste domingo (28), em segundo turno. O resultado foi confirmado às 17h48. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PPS teve 52,73% dos votos válidos. Luiz Paulo (PSDB) teve 47,27% dos votos válidos.
(Veja a apuração completa para prefeito)
Após o resultado, Luciano falou sobre o que pretende para Vitória. "Primeiro, eu quero agradecer à Deus e ao morador de Vitória.
Teremos a repsonsabilidade de liderar e unir essa cidade. Liderar não é forçar, não é usar nenhum tipo de argumentação que não seja motivação e tocar o coração das pessoas. Nós vamos agora nos juntar, juntar todas as forças para estabelecer o detalhamento do plano de governo, nesse momento de transição que começa nos próximos dias", afirmou Luciano.
Biografia
Com 50 anos de idade, Luciano Rezende é natural de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do estado. Pós-graduado em medicina esportiva, participou da delegação brasileira em jogos olímpicos. Iniciou a carreira política como vereador em 1993. Exerceu o cargo por quatro mandatos.Foi Secretário Municipal de Saúde e de Educação quando o então prefeito era o seu adversário do segundo turno, Luiz Paulo.
Arte Vitória (Foto: Arte/G1)
Em 2008, Luciano se candidatou a prefeito de Vitória pela primeira vez, quando ficou na segunda colocação no primeiro turno do pleito vencido por João Coser, do PT. Em 2009, assumiu a Secretaria de Estado de Esportes e em 2012 lançou candidatura para a prefeitura de Vitória.
Campanha
Luciano Rezende pautou toda sua campanha no termo "mudança". No primeiro turno, se consolidou na segunda colocação nas pesquisas de opinião, mas no resultado final acabou ficando na primeira posição, à frente de seu adversário Luiz Paulo.

No segundo turno, foi alvo de ataques e questionamentos sobre sua parceria com o senador Magno Malta. Os questionamentos feitos por Luiz Paulo levaram a campanha de Luciano à Justiça, conseguindo um direito de resposta no programa do tucano. Também foi alvo de interpelação na Justiça Eleitoral por dizeres proferidos contra o candidato Luiz Paulo em um debate.

Propostas

Luciano Rezende tem como uma de suas propostas lutar junto ao governo federal pelo fim das taxas de Marinha em imóveis da capital. Para a mobilidade urbana da cidade, o candidato também manifestou apoio ao projeto do governo estadual de construir corredores exclusivos para ônibus.
Veja o resultado completo da eleição em Vitória
VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos e nulos)
Luciano Rezende (PPS): 98.937 (52,73%)
Luiz Paulo (PSDB): 88.687 (47,27%)
OUTROS RESULTADOS
Brancos: 5.074 (2,53%)
Nulos: 8.060 (4,01%)
Abstenção: 54.609 (21,38%)
Para ler mais notícias do G1 Espírito Santo, clique em g1.globo.com/es. Siga também o G1 ES no Twitter e por RSS.


G1