terça-feira, 3 de janeiro de 2012

03/jan- 2011 foi menos violento em relação a 2010 em Itaituba

Superintendente Ednaldo Silva avalia segurança em Itaituba e municípios da região


Delegado Ednaldo Silva

O ano de 2011, em comparação com 2011 foi 5% menos violento que o ano de 2010, de acordo com o Superintendente Regional da Polícia Civil em nossa Região, Ednaldo Silva. Na repressão ao tráfico de drogas o índice foi de 59% (fruto da operação Tapajós realizada em agosto). No ano passado foram aprendidos 38 quilos, sendo que esse ano subiu para 42 quilos de drogas apreendidas.
Outra ação positiva da Polícia Civil (em ação conjunta com o 15ºBPM/CPRX), foi a apreensão de armas, sendo 64 em 2010 e 131 em 2011, o que representa 51%%. O Superintendente explica que quando o número de apreensão das armas aumenta isso significa automaticamente uma redução em outros delitos.
Em relação a delitos, os homicídios tiveram diminuição em 5%, prisões 38%, e houve aumento de 4% de Inquéritos policiais concluídos (graças aos mutirões que foram feitos nesse sentido). Os furtos também tiveram significativa redução com 14% comparando com ano passado.
O delegado Ednaldo Silva considera que embora ainda não seja o ideal tendo em vista a dimensão geográfica imensa a que está subordina sua Superintendência, já houveram significativas melhorias, tais como viaturas suficientes, armamentos, sendo que apenas na questão de efetivos deixou a desejar.
Quanto ao tráfico de Drogas, o Superintendente Regional considera que as operações feitas em parceria da Polícia Civil com a Militar provocaram um duro golpe, principalmente por reprimir a droga que estava vindo de Roraima e de outras regiões do Brasil.
Para 2012, o Superintendente aposta em um trabalho que reduzirá inda mais os índices de crimes, tráfico e outros delitos, já que a implantação da Regional aqui em Itaituba facilitou mais as decisões  que antes ficavam atreladas a Belém.

Com informações de RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário