segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31/out - Exame Habilitatório da Uepa reúne 439 candidatos


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu início aos seus Processos Seletivos 2012 neste domingo (30), com a realização da primeira etapa do Exame Habilitatório dos candidatos inscritos nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música.
As provas foram realizadas em Belém - no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e na Fundação Carlos Gomes (FCG) - e em Santarém - no próprio campus da Universidade - entre 8h e 13h, e sem quaisquer anormalidades ou contratempos.


No total, 734 candidatos estavam aptos a fazer o exame, sendo que 295 deles faltaram. Nesta segunda-feira, 31, é a vez de os vestibulandos enfrentarem o segundo dia de provas, no mesmo horário, sendo que quem faltou ao primeiro dia, está automaticamente desclassificado aos PS 2012 da Uepa, que acontece nos dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro. O resultado do Habilitatório deverá ser divulgado no dia 11 de novembro pelos sites www.uepa.br e www.prodepa.psi.br/uepa, e de acordo com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), não haverá divulgação de gabarito preliminar.

Os 502 inscritos ao curso de Licenciatura fizeram prova no CCSE, em Belém (379), e no campus da Uepa de Santarém (123). O exame de Escrita Musical contou com Ditado Rítimico-Melódico e Conteúdo Musical. Na capital paraense, o número de faltosos chegou a 103, e em Santarém, 41. Nesta segunda (31), eles realizam, no mesmo local e horário, os exames de Leitura Musical e Execução Musical.

Já os 232 inscritos ao curso de Bacharelado (que oferece 18 diferentes habilitações) fizeram prova somente na FCG, em Belém. Neste primeiro dia, eles foram avaliados nos quesitos História da Música, Percepção Musical, Estruturação e Solfejo. O total de faltosos neste domingo no Carlos Gomes foi de 151 candidatos. Também na segunda, 31, os inscritos ao Bacharelado passam por uma segunda avaliação: quem escolheu a habilitação em um instrumento deverá executar uma música; os inscritos na habilitação em Canto, devem fazer a execução vocal de um programa musical; e para os candidatos de Composição e Arranjo, a prova é a apresentação de uma composição própria. Esse segundo momento também acontece na FCG, entre 8h e 13h.

Para os candidatos Thiago Andrade e Melchisedec Raiol, ambos de 24 anos, a prova para os que concorrem às vagas de Licenciatura, estava dentro do esperado, mas propositalmente feita para quem realmente tem conhecimentos musicais a mostrar. "Quem não estudou, com certeza não foi bem hoje", afirmou Thiago, após o exame. "Foi uma prova elaborada para quem realmente conhece música", reforçou Melchisedec. Na expectativa para o exame de segunda-feira, um afirma que o pior já passou, enquanto o outro acredita que a segunda fase é a que mais exige do candidato. "Acho que depois da primeira fase a gente acaba ficando mais tranquilo, menos nervoso", explicou Thiago. "Eu já toquei pra mil pessoas, mas tocar para um professor, um mestre, que está ali te analisando e te avaliando é outra história, é uma responsabilidade bem maior", justificou Melchisedec.

Jackson Figueiredo, de 31 anos, saiu de bom humor da FCG ontem. "Gostei da prova, o nível estava bom. Acho que tem que ter mesmo uma dificuldade, para não dar mole para a concorrência e para nivelar por cima mesmo", disse ele, que está concluindo a Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Pará (Ufpa) e agora quer entrar na Uepa para completar sua formação musical. "A prova de segunda-feira será bem mais tranquila para mim. Escolhi a habilitação em violão, já toco há vários anos, então acho que vai correr tudo bem".

O Exame Habilitatório acontece exatamente quatro semanas antes da primeira prova dos Processos Seletivos 2012, e por dois motivos: o primeiro se refere ao fato de que candidatos não aprovados nessa etapa podem ainda concorrer ao certame em uma segunda opção de curso - definida no ato da inscrição de cada candidato. O segundo envolve uma flexibilidade um pouco maior: alunos inscritos ao curso de Bacharelado em Música que obtiverem aprovação parcial - ou seja, 20% de acertos na primeira prova, insuficientes para continuar a disputar uma vaga dentre as 18 habilitações oferecidas -, podem optar por concorrer a uma vaga para a Licenciatura. Se o candidato quiser efetivar a troca, deve procurar a DAA, que fica no prédio da Reitoria da Universidade, no bairro do Telégrafo, entre os dias 16 e 17 de novembro para formalizar a escolha.

Serviço: O Exame Habilitatório de Música, parte dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, realiza sua última etapa no dia 31 de outubro, segunda-feira. Confira abaixo os locais de prova:

Licenciatura Plena em Música:

Locais:

Belém: Campus I – Trav. Djalma Dutra, s/nº- Telégrafo – Belém- Pa.
Santarém: Campus da UEPA – Av. Plácido de Castro, 1399. – Aparecida
Data: 31/10/2011
Horário: 8h às 13h

Bacharelado em Música

Prova Prática 2: Execução Instrumental ou Vocal de um Programa Musical ou Apresentação de uma Composição Própria.
Local: Conservatório Carlos Gomes – Av. Gentil Bittencourt, 977 – Nazaré – Belém/Pa
Data: 31/10/2010
Horário: 8h às 13h


Nenhum comentário:

Postar um comentário