sexta-feira, 28 de outubro de 2011

28/out - Campanha contra febre aftosa reinicia dia 1º de novembro

Recomeça no próximo sábado (1º), em todo o Pará, a segunda fase da Campanha Estadual de Vacinação contra febre aftosa. A campanha realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) contabilizou excelentes resultados em sua primeira fase, ocorrida em maio deste ano.

VacinaçãoBELÉM (PA) – Recomeça no próximo sábado (1º), em todo o Pará, a segunda fase da Campanha Estadual de Vacinação contra febre aftosa. A campanha realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) contabilizou excelentes resultados em sua primeira fase, ocorrida em maio deste ano.


A campanha é realizada anualmente em todo o Pará e tem como objetivo principal imunizar o rebanho paraense da doença. Para aumentar a exportação de carne bovina, o Brasil precisa seguir as regras que são impostas pelas certificadoras internacionais, e uma delas é a barreira sanitária. Hoje, o Pará tem o quinto maior rebanho do País.


Na primeira fase da campanha, que aconteceu de 1º a 30 de maio, aproximadamente 97% do rebanho foi vacinado. Para a segunda etapa, que começa sábado e vai até o dia 30 de novembro, a expectativa da Adepará é de que a porcentagem alcance 100%, vacinando as 18 milhões de cabeças de gado que estão cadastradas na agência. Para alcançar essa meta é necessário atuar junto aos micros e pequenos produtores, pois os de grande e médio porte já entendem a necessidade da vacinação.


A Adepará dividiu o Estado em três áreas de atuação para maior controle da doença. A área 1 corresponde ao sul e sudeste do Pará, equivale a 75% do rebanho paraense e está imunizada. As áreas 2 e 3 possuem um rebanho menor e ainda apresentam índice de risco, mas estão fora do contexto de exportação. São áreas onde há maior presença dos micros e pequenos produtores, porém, ainda que o gado não seja de exportação, é preciso que esteja vacinado, pois a presença de um gado contaminado já traz complicações no mercado.


A meta da Adepará é que até 2010 a febre aftosa seja erradicada do Estado. Para isso, a agência utiliza diversas metodologias para se chegar aos resultados pretendidos, em todas as suas áreas de sua atuação. São investidos recursos em um conjunto de ações como auditoria, sorologia, infra-estrutura e vacinação, para eliminar a doença do Pará. Dentro desse contexto, campanha que está sendo colocada em prática duas vezes ao ano é o melhor exemplo, pois a vacina tem validade de seis meses.


Atualmente, a Adepará está presente em três grandes áreas: defesa e inspeção animal e vegetal, e fiscalização de vacinação, agrotóxicos e comercialização de produtos. A agência já recebeu uma certificação concedida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), em 2007, que certifica a padronização internacional para a exportação de carne bovina nas áreas do sul e sudeste. Até o final do ano, a agência contará com mais dois laboratórios próprios, um de inspeção e outro de classificação vegetal, credenciados pelo Ministério da Agricultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário