segunda-feira, 24 de outubro de 2011

24/out – Inicia nesta segunda-feira a formação sobre sistema que permite identificar exploração seletiva de madeira

     Inicia nesta segunda-feira (24) a capacitação de 15 técnicos quanto ao sistema Detecção de Exploração Seletiva de Madeira (DETEX).Entre os dias 24 e 28 de outubro de 2011, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estarão realizando o curso de capacitação em Itaituba, no oeste do Pará.

      O DETEX é um dos projetos do Programa “Amazônia” que utiliza imagens de satélite para monitorar a extração seletiva de madeira em áreas de concessão florestal. Os dados do DETEX, em conjunto com informações de autorizações de planos de manejo florestal, permitem saber se a atividade florestal está sendo realizada de forma legal ou não.

      Os profissionais que participam do curso são representantes de instituições parceiras do monitoramento das florestas públicas com conhecimentos em sensoriamento remoto e geoprocessamento. A formação com carga horária de 40 horas abordará tanto temas teóricos quanto práticos.

 Dentre os principais tópicos a serem discutidos estão: Programa Amazônia (INPE); Metodologia para Detecção de Exploração Seletiva de Madeira; Noções de Geoprocessamento e SIG; Criação da Máscara PRODES; Montagem de Banco de dados; Recorte da imagem GEOCOVER,  Importação e Exportação de Dados.

         A preparação ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro.

Com informações da assessoria de Comunicação do Projeto BR 163
(Esta é a reprodução da matéria que foi publicada no dia 22 de outubro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário