sexta-feira, 14 de outubro de 2011

14/out - Final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será este Fim de Semana na Unicamp

A disputa conta com a participação de três alunas da cidade de Itaituba que cursam o 1º ano no Centro Educacional Anchieta. São elas: Nicole Loureiro Dias Gonçalves, Mônica Milly Nunes Melo e Yasmim Alexandra Monteiro Lopes.

 
Fonte/imagem: assessoria de imprensa do
Museu Exploratório de Ciências da Universidade
Estadual de Campinas -
Unicamp 

Acontece neste sábado e domingo (15 e 16), a fase final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências - Unicamp. A Universidade Estadual de Campinas receberá cerca de 1,2 mil estudantes de todo país, classificados entre os 65 mil inscritos na competição.
No sábado pela manhã, enquanto os estudantes se empenham em resolver as questões da última etapa da Olimpíada, os professores, pais e demais torcedores participarão de uma palestra. Na parte da tarde, haverá muita curtição para todos com a banda Lester Bangs, no Ginásio Multidisciplinar, na Unicamp.
Iniciada em agosto, com mais de 65 mil participantes, a Olimpíada Nacional em História do Brasil destaca-se como uma das competições mais inovadoras do país. Envolvendo conhecimentos fundamentais para a formação, tanto científica, quanto cidadã, a Olimpíada coloca estudantes do ensino fundamental e médio em um aprendizado não apenas de conteúdo, mas de olhar e pensar criticamente a história.
A utilização da internet, com 5 fases online antes da final presencial, é outro aspecto inovador do projeto, que possibilita a participação de um maior número de estudantes das redes pública e privada de todos os estados do país.
Após a final da Olimpíada, todos os anos, o Museu Exploratório de Ciências, em parceria com o Depto. de História da UNICAMP, oferece um Curso de Formação para professores de história. O Curso, ministrado na própria Universidade, é uma experiência única para boa parte dos participantes, com um contato direto com historiadores que, desde sua graduação, foram parte de seu referencial teórico.
Premiação
A Olimpíada concederá 75 medalhas, sendo 15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes, além de livros e revistas. Os demais finalistas receberão menções honrosas
A Olimpíada
A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009, contou com cerca de 16 mil inscritos e foi um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2010, consolidou e ampliou aqueles esforços, tendo iniciado com 43 mil inscritos e contado com participantes de todo o território nacional. A 3ª Olimpíada bateu novo recorde com 65 mil inscritos e traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Museu de Ciências e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Programação
Dia 15 – Sábado - Dia da Prova
7:30 às 8:30 – Chegada das equipes ao Pavilhão Básico 2 – Unicamp
9:00 às 12:00 - Prova da Olimpíada, para os estudantes, e Palestra para os professores, no Centro de Convenções.
12:00 às 14:00 - Almoço
14:00 às 18:00 – Programação de lazer. Local: Ginásio Multidisciplinar - Unicamp
Dia 16 – Domingo - Cerimônia de Premiação
9:00 às 12:00 - Cerimônia de premiação e encerramento
Local: Ginásio Multidisciplinar - Unicamp
12:00 às 14:00 Recepção festiva e despedida


Com informações da assessoria de imprensa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp   http://www.mc.unicamp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário