quarta-feira, 29 de junho de 2011

29/jun- Cinco suicidas explodem-se em hotel de luxo na capital do Afeganistão

Cinco homens-bomba explodiram-se na noite desta terça-feira (28) durante um ataque contra o Kabul Intercontinental Hotel, em Cabul, capital do Afeganistão. O atentado ocorreu por volta das 22h locais, quando estaria ocorrendo uma festa de casamento no local. Cinco homens explodiram bombas no local, e houve tiroteios esporádicos depois, segundo a polícia. O hotel ficou às escuras após um aparente corte da energia elétrica na região.  Um forte dispositivo policial aproximou-se do local do ataque, que foi fechado ao tráfego. Os policiais começaram a retirar os hóspedes do local.
Balas voam durante o ataque ao
 hotel Intercontinental, em Cabul, na noite desta terça-feira (28) (Foto: AFP)
FONTE/IMAGEM: g1.globo.com

         Dois combatentes continuavam no telhado do salão de baile, armados, na madrugada da quarta-feira, segundo Sediq Sediqqi, porta-voz do Ministério do Interior. Ainda não há informações seguras sobre vítimas.
         Segundo o canal local Tolo, pelo menos dez pessoas teriam morrido. O chefe de polícia Mohamad Zahir disse que há três policiais feridos. O movimento islâmico Talibã assumiu a autoria do ataque, disse o porta-voz Zabihullah Mujahid à agência Reuters.
         O Intercontinental é um dos hotéis mais conhecidos e prestigiados de Cabul e é bastante frequentado por estrangeiros e por autoridades ocidentais em visita à capital do país invadido. Ele foi inaugurado em 1969, é bastante fortificado e se encontra em uma colina com vista para a cidade.
Policial aproxima-se do hotel
após o ataque da noite desta terça-feira (28) em Cabul (Foto: AP)
FONTE/IMAGEM: g1.globo.com


O ataque ocorre às vésperas de uma conferência sobre segurança, mas, segundo o governo afegão, o hotel não seria usado para a reunião. A violência aumentou no Afeganistão desde que o Talibã anunciou o começo de uma ofensiva no começo de maio, que teria sido planejada antes da morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão, em 2 de maio.
         O aumento da violência ocorre em um período em que as tropas lideradas pela OTAN preparam-se para entregar a responsabilidade pela segurança do país às forças afegãs, a partir de julho, em um processo que deve terminar com a retirada de todas as tropas estrangeiras do país até o fim de 2014.
         Na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que cerca de 10 mil soldados americanos devem deixar o país até o fim do ano. O governo dos EUA condenou "energicamente" o atentado, ofereceu condolências às vítimas, mas não revelou a existência de cidadãos americanos mortos.


FONTE: orm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário