terça-feira, 24 de maio de 2011

Gestão financeira nas empresas

Gerir os recursos financeiros de uma organização é algo bastante complexo e, em razão dessa complexidade, necessita que seja feito com minúcia e com base em técnicas financeiras específicas. Se o fato de se administrar as finanças de uma empresa é algo desafiador, consideremos o fato de controlar as finanças de um país como o Brasil, por exemplo. Para desempenhar essa tarefa, o Banco Central do Brasil dispõe de estrutura física e humana de modo que os fatores relacionados ao controle de emissão de moeda, de títulos da dívida pública e equilíbrio das taxas de cambio sejam feitos de forma consentânea para que a economia cresça através de projeções consistentes.


O Banco central não serve apenas para assessorar e controlar a economia nacional, mas também para acompanhar as atividades dos bancos comerciais de todo o Brasil, além de manter o papel moeda circulando em boas condições para o portador deste. A fiscalização do Banco Central sobre os bancos comerciais é indispensável, impedindo que esses bancos realizem operações que fujam da normalidade e da legislação.


Para que seja feito um melhor acompanhamento, existem algumas regionais localizadas em diversas capitais do Brasil. Através dessas regionais, o público poderá obter várias informações, além de possibilitar rapidez na obtenção de informações por parte do público. O Banco Central está a disposição do público para reclamações, sugestões e vários outros tipos de demandas.

Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário