quinta-feira, 24 de março de 2011

Obras na BR-163 e Construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós




Fundada na década de 1970, a BR-163 é o principal corredor que liga nossa região às demais regiões do Brasil. Através dela temos acesso a outra vias que ligam às regiões de garimpos, locais estes que até o final da década de 1980 atraíram pessoas de diversos estados do Brasil com o propósito de trabalhar na extração de ouro.

O tráfego de veículos pela BR-163 sempre foi difícil devido às péssimas condições para a circulação de veículos, o que torna o preço dos produtos ainda mais elevado. Produtos perecíveis se estragam mesmo sendo transportados por caminhões próprios isso enquanto ficam parados dias e dias nos “atoleiros” juntamente com dezenas de veículos principalmente na época das chuvas.

Os proprietários de veículos que trafegam frequentemente pela rodovia BR-163 sempre têm custos devido à problemas mecânicos causados pela quebra de peças como molas, cruzetas, entre outras.

Os trabalhos de pavimentação da BR-163 estão em andamento, o que aumenta a expectativa da população com relação nessa região após a recuperação desta rodovia federal.
Outro plano de investimento do Governo Federal é o Complexo Tapajós, que consiste na construção de uma usina hidrelétrica na comunidade de São Luís do Tapajós, que faz parte de uma das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A construção dessa hidrelétrica é vista como o chamativo para investimentos nessa região. Contudo, existem grupos sociais que são contrários à essa construção. Entre os argumentos utilizados por esses grupos destaca-se o alagamento de pontos turísticos, o que obrigará os moradores da área a deixarem o local, fazendo com que aumente o número de pessoas que vivem à margem da sociedade.
O desenvolvimento para essa região, assim como em outra qualquer, trará benefícios e, por conseguinte, aumentará o índice de criminalidade tal como acontece em cidades desenvolvidas. Afinal, para desfrutar dos benefícios do desenvolvimento de uma região temos que conviver com diversos problemas sociais, como mencionado anteriormente.

Itaituba foi agraciada em 1999 com a chegada da energia da hidrelétrica de Tucuruí. A pavimentação da BR-163 está em andamento até a publicação deste texto e o projeto para a construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós ganha volume. A união desses três benefícios vultosos fará desta região um local propício para que empresas nacionais e multinacionais se instalem neste lugar para alavancar a economia de modo racional preservando assim o meio ambiente.



Escrito por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário