quarta-feira, 23 de março de 2011

23/março/2011 - Desperdício de água abasteceria uma outra Belém

IMAGEM: estadodotapajos.blogspot.com
Belém desperdiça água suficiente para abastecer uma outra Belém, se consideradas as perdas nas redes de distribuição da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb). Metade de toda a água captada e tratada pela Cosanpa para
os demais municípios do Estado também se perde por causa de vazamentos, uso inadequado ou ligações clandestinas. São 6,25 milhões dos 12,6 milhões de litros captados por mês. Belém consome mais da metade da água captada nos lagos Bolonha e Água Preta, mas desperdiça também muito do que retira de poços que abastecem os distritos e parte da periferia: são 35 mil residências e 175 mil usuários abastecidos pelo Saaeb, que estima em 75 mil o total de pessoas que captam água da rede de forma clandestina.


Os números apresentados na sessão especial da Câmara de Belém, na semana passada, evidenciam a dimensão dos problemas que comprometem o abastecimento na capital e convidam à reflexão, hoje, no Dia Mundial da Água.


Mensurar a perda real da água é a tarefa de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), que nos próximos dois anos analisará as causas e os efeitos do desperdício em Belém. Coordenada pelo engenheiro sanitarista José Almir Rodrigues, da UFPA, a pesquisa avaliará o que o desperdício significa em prejuízos com a energia gasta para captar e tratar a água.

FONTE: estadodotapajos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário