quarta-feira, 26 de setembro de 2012

26/09- Paciente morre e corpo demora horas para ser removido da enfermaria

Um paciente morreu na enfermaria do Pronto Socorro Municipal da 14 de Março, em Belém, e o corpo demorou cerca de 3 horas para ser removido do local. Imagens feitas por familiares dos outros pacientes internados na enfermaria mostram o corpo pronto para ir ao necrotério. Veja vídeo ao lado.

O vídeo mostra o corpo em cima da cama do hospital, dentro de um saco, pronto para ser levado ao necrotério. As imagens mostram ainda que o elevador do prédio estava com defeito, o que teria causado a demora, já que a enfermaria fica no segundo andar.

Uma mulher que estava no local e preferiu não se identificar, contou que pessoas do hospital chegaram a sugerir que os próprios familiares carregassem o corpo. "A enfermeira mandou avisar os maqueiros que era para subirem, que era para remover o corpo de lá. Daí veio o recado que os maqueiros não iam subir para remover o corpo para descer pela escada.Teve até a sugestão de a família pegasse o corpo com o colchão e tudo e descesse pela escada", disse a testemunha.

"A partir do momento que o paciente falece, tem que ser levado para o local adequado, que é o necrotério, para preservar os pacientes que ficaram na enfermaria e a privacidade dos familiares que querem velar o corpo", explica João Gouveia, do Sindicato dos Médicos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reconheceu que o elevador não estava funcionando, mas diz que o corpo do paciente ficou na enfermaria porque familiares teriam demorado para apresentar os documentos de identificação. A Sesma informou ainda que o elevador já foi consertado.

Em Belém, paciente morre e corpo demora horas para ser removido da enfermaria (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Em Belém, paciente morre e corpo demora horas para ser removido da enfermaria (Foto: Reprodução/TV Liberal)


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário