sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04.10- UFPA abre inscrições para processo seletivo 2014 nesta sexta-feira


Serão ofertadas 5.411 vagas entre os campi de Belém e do interior.
Inscrições serão feitas online e seguem até o dia 25 de outubro.

Do G1 PA
Comente agora
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre as inscrições a partir desta sexta-feira (4) para o Processo Seletivo 2014 (PS 2014). O procedimento será feito online pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) até o dia 25 de outubro. O prazo para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20 é até o dia 29 de outubro. Estarão isentos da taxa de inscrição os candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública e que possam comprovar essa condição.
Neste ano serão ofertadas 5.411 vagas em Belém e nos campi do interior. Somadas às vagas do Processo Seletivo Especial (PSE) – que seleciona estudantes de origem indígena, remanescentes de quilombos e candidatos para os cursos de Etnodesenvolvimento, no campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi da UFPA –, a UFPA disponibiliza 7.804 vagas no total, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado.
A seleção para 80% das vagas ofertadas será por meio da nota alcançada pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será a única fase do concurso. Os outros 20% das vagas serão destinadas para concorrência via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Cotas
No ato da inscrição, o candidato optará se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via UFPA quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais, para Pessoas com Deficiência (PcD).
Candidatos com deficiência
Será reservada uma vaga em cada curso para os candidatos PcDs. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova, além de apresentar à Secretaria do Ceps/UFPA o laudo médico emitido por um especialista na área de sua deficiência ou enviá-lo por Sedex para o campus do Guamá, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá, CEP: 66075-110, Belém-PA.


G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário