quarta-feira, 12 de junho de 2013

12.06- Médico santareno participa de programa do Discovery Channel


Médico santareno participa de programa do Discovery Channel
Médico Erik Jennings e a equipe do Discovery Channel
 

Santarém - O diretor técnico do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Erik Jennings, concedeu entrevista ao apresentador Jeremy Wade, do programa “Monstros do Rio”, da Discovery Channel, no início de junho deste ano. Na entrevista, o médico falou sobre pesquisa realizada por ele sobre os peixes necrófagos encontrados na região, como é o caso da Piracatinga. O programa, que abordará o naufrágio do Sobral Santos, ocorrido em setembro de 1981 no porto de Óbidos, que teve aproximadamente 300 mortos, muitos nunca encontrados, será apresentado no início de 2014 e correlacionará este incidente ao incidente ocorrido com o médico Paulo Jennings. Este último obteve atestado de óbito graças ao trabalho realizado com peixes capturados próximo ao local do incidente, na comunidade da Ilha de Januária, Rio Amazonas, município de Óbidos, oeste do Pará.

“A Discovery tem um programa que se chama “Monstros do Rio”, apresentado pelo biólogo e pescador Jeremy Wade que roda o mundo inteiro atrás de histórias de peixes e pescadores”, explicou o médico neurocirurgião Erik Jennings, em uma breve apresentação sobre Jeremy Wade e o programa que desvenda histórias relacionadas a animais, principalmente, de água doce.

O programa gravado com o médico santareno abordará a grande quantidade de peixes necrófagos encontrados na Amazônia e como é possível localizar pessoas desaparecidas a partir destes peixes que são extremamente territorialistas e vorazes. “O nosso trabalho, que está em vias de publicação em revista médica, foi o reconhecimento pós-morte de um indivíduo que morre afogado, utilizando os fragmentos de tecido resgatado no interior de peixes, no caso a piracatinga”, explicou Jennings.

Sobre o trabalho, até então sem cunho científico, o neurocirurgião explicou que contou com a ajuda de pescadores da comunidade, amigos pessoais, militares do Corpo de Bombeiros e policiais civis que ajudavam nas buscas. “Nós pegamos nove peixes onde em cinco existiam fragmentos que pareciam pele humana. Coletamos as amostras e trouxemos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, e com o Dr Moacyr Borellli, patologista, confirmamos que estes fragmentos eram de tecido humano”, disse. Após esta constatação, todo o material foi catalogado e encaminhado para perícia científica de Brasília que realizou todos os exames necessários para confirmação da morte. “Na literatura não conseguimos encontrar um precedente para usar a Piracatinga como um indicador de que existe um cadáver ali. Pescar este peixe e ver o interior que realmente existia fragmentos de pele humana é interessante porque no Brasil se alguém some e nunca mais é encontrado o corpo ou vestígio do corpo, o atestado só pode sair com cinco anos e isso gera sofrimento familiar, gera distúrbios econômicos, porque não se consegue resolver as coisas pendentes e com este artifício conseguimos ter a declaração de óbito do meu tio”, relatou.

Com o atestado de óbito em mãos, o diretor técnico do HRBA transformou o caso em estudo científico que deverá em breve ser publicada em revista médica e será apresentado ao mundo por meio do Programa “Monstro dos Rios'.

Fonte: Notapajos com informações de Ascom HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário