quinta-feira, 9 de maio de 2013

09.05- Vídeo mostra momento em que jovem é atropelado por ônibus no Rio

 

Jonathas de Lima Mendes, de 14 anos, que andava de bicicleta, morreu.
Outras imagens mostram o atropelamento de Matheus Brito, de 11 anos.


Imagens das câmeras de segurança do ônibus mostram o momento em que o jovem Jonathas de Lima Mendes, de 14 anos, que andava de bicicleta, morreu atropelado por um coletivo na Avenida das Américas, na Zona Oeste do Rio,  na tarde de quarta-feira (8). O vídeo foi divulgado pela Rio Ônibus, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta quinta-feira (9).
Outras imagens mostram o momento em que Matheus de Almeida Brito, de 11 anos, foi atropelado por um coletivo, na Estrada dos Bandeirantes. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda na calçada. Matheus de Almeida Brito foi encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ele levou pontos na cabeça, sofreu fratura e, em seguida foi liberado. "Eu estava andando de bicicleta na calçada e aí o cadarço do meu tênis grudou no pedal da bicicleta e eu cai para o lado da rua", explicou Matheus após sair da unidade de saúde.
De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, a prefeitura está  preocupada a recorrência de acidentes de ônibus na cidade do Rio.
"Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes editou um decreto com três pontos muito importantes. O primeiro é a reciclagem dos 18 mil motoristas de ônubus da cidade do Rio, o segundo ponto é abrir a caixa preta das multas dos motoristas de ônibus. A prefeitura ter o conhecimento, o controle e poder obrigar as empresas que agem de forma pró-ativa e retirar do sistemas os profissionais que não têm capacidade de servir o trannsporte da cidade e o terceiro é aumentar a fiscalização coma  colocação de guardas municipais à disposição da Secretaria de Transportes", explicou Osório.
A Polícia Civil solicitou as imagens das câmeras de segurança dos ônibus para apurar melhor o que aconteceu. Até que o inquérito seja concluído, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) pediu o afastamento dos dois motoristas das funções.
O motorista que atropelou Jonathas foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Já o que dirigia o coletivo que atropelou Matheus, deve responder por lesão corporal culposa.
Empresa lamentou o ocorrido
De acordo com o comando do 31º BPM (Recreio), o jovem morto era morador da comunidade Beira-Rio, e foi atingido por um ônibus da linha 853 (Vila Kennedy-Barra da Tijuca), da Autoviação Jabour. Procurada pelo G1, A empresa informou que lamenta o acidente e informa que aguarda o laudo da perícia técnica.
Segundo o sistema de multas do Detran, a placa do ônibus envolvido tinha 23 multas registradas entre fevereiro de 2011 e junho de 2012. Entre elas, infrações como avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o coletivo está em dia com as vistorias 2012 do Detran e da SMTR.
Terceiro atropelamento, na Avenida Brasil
Por volta das 18h de quarta-feira (8), uma pessoa foi atropelada por outro ônibus, na pista central da Avenida Brasil, sentido Centro, na altura da Ilha do Governador. A vítima não tinha documentos, aparentava estar sob o efeito de drogas e foi levada ao Hospital Souza Aguiar.

13 mortos desde início de abril
Os três casos engrossam a lista de acidentes recentes envolvendo ônibus no Rio. Só no mês de abril, foram 12 mortos na Região Metropolitana. Somado à morte de Jonathas de Lima Mendes o número chega a 13.
A Prefeitura do Rio anunciou novas cobranças das empresas. Entre as mudanças estão um treinamento de reciclagem aos mais de 18 mil motoristas de ônibus em até um ano. Aqueles que cometeram infrações também terão os nomes divulgados pelos consórcios de coletivos, conforme determinação da prefeitura. Além disso, os motoristas flagrados ou condenados por infrações graves serão demitidos.
Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário