segunda-feira, 1 de abril de 2013

01.04- Extrativistas iniciam a colheita de castanha-do-pará em Almeirim, PA


Usina em Belém beneficia castanha-do-pará vinda de Almeirim Pará (Foto: Ary Souza/ O Liberal) 
Usina em Belém beneficia castanha-do-pará vinda de Almeirim (Foto: Ary Souza/ O Liberal)
 
A colheita da castanha-do-Pará já começou em Almeirim, na região oeste do Pará. Além de se destacar como um dos maiores produtores da semente no estado, o município concentra uma das principais áreas de produção nativa. Para a safra de 2013 está prevista uma colheita de 800 toneladas da semente, 20% a menos que em 2012.
Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a queda na safra será causada por fatores naturais. A colheita é resultado de um trabalho monitorado com o auxílio de tecnologias e baseado na realidade do produtor, feito pela Emater aos extrativistas.
Pelo menos mil empregos diretos e indiretos são gerados com o comércio da castanha, principal fonte de renda das comunidades Nova Aramanduba e Cafezal no Alto Parú. A safra, que vai de março a setembro, garante uma renda por família de até R$ 5 mil.
O cheiro da Castanha do Pará está na categoria dos adocicados, que também são marcantes. (Foto: Thais Rezende/G1 PA) 
Colheita em Almeirim é feita de forma manual
(Foto: Thais Rezende/G1 PA)
 
Toda a colheita é feita de forma manual e cada família explora, em média, 100 castanheiras. Para coletar as sementes, os extrativistas se abrigam durante semanas na florestas em barracas construídas com material encontrado na mata, mais conhecidos como "tapiris", até o período ideal para a colheita total dos ouriços.
Para o trabalho nas áreas produtivas, a Emater orienta o manejo adequado da cultura. A ação melhora a produtividade das áreas em pelo menos 30%. Além disso, palestras técnicas de boas práticas, emissão de Documento de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), cursos de educação ambiental para a exploração racional da floresta são ações implementadas pela empresa no município.
Toda a castanha-do-pará produzida em Almeirim abastece agroindústrias de municípios no Amapá e no Pará.


Fonte: G'/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário