terça-feira, 19 de março de 2013

19.02- Santarém, Belém e Parauapebas lideram ranking da dengue, diz Sespa


O informe epidemiológico sobre a dengue no Pará, divulgado nesta segunda-feira (18), mostra que em 2013 já foram confirmados 1.358 casos da doença em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Santarém, Belém e Parauapebas lideram o ranking de municípios com mais notificações de casos dengue.

Segundo o informe, dos 1.358 casos confirmados, 1.346 foram de dengue clássica, 5 de dengue com complicação, 3 de febre hemorrágica e 4 de síndrome de choque. Quatro mortes por dengue foram confirmadas no Pará, nos municípios de Rurópolis, Oriximiná, Paragominas e Altamira.
Apesar de apontar Santarém, com 568 casos, Belém, com 472, e Parauapebas, com 348, como os municípios com mais notificações sobre casos de dengue, o ranking de cidades com maior número de casos confirmados é diferente. As cidades que lideram a lista de lugares onde há o maior número de casos confirmados são: Santarém, com 207 confirmações, Parauapebas, com 181, e Oriximiná, com 112.
De acordo com a Sespa, as ações de combate a dengue serão intensificadas nestes municípios e também na região sul do estado. A Secretaria informou ainda, que ajuda os municípios com insumos e inseticidas para o controle do vetor. Entre as principais ações desenvolvidas para prevenir a dengue estão articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhorar a coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor.



Fonte: G1/Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário