domingo, 28 de outubro de 2012

Carlin Moura é eleito prefeito de Contagem, na Grande BH

Candidato do PC do B teve 65,9%.
Ele derrotou Durval Ângelo, do PT, no segundo turno.

Do G1 MG
10 comentários
Carlin Moura (PC do B), candidato à Prefeitura de Contagem, vota (Foto: Pedro Cunha/G1)Carlin Moura (PC do B) é eleito em Contagem
(Foto: Pedro Cunha/G1)
Carlin Moura foi eleito prefeito de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em segundo turno, neste domingo (28). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 205.446. votos, o que corresponde a 65,9%.

(Veja a apuração completa)

O candidato do PT, Durval Ângelo, ficou em segundo lugar, com 106.322, o equivale a 34,1%.
Biografia
Carlin Moura nasceu em 29 de fevereiro de 1968, na cidade mineira de Virgolândia, no Vale do Rio Doce. Ainda criança, mudou-se para Contagem com a família, onde mora há 26 anos. Advogado e jornalista, ele iniciou a militância política nos movimentos de base da igreja e no movimento estudantil. Entre 1991 e 1993, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Como advogado, trabalhou em vários sindicatos, como o dos Metalúrgicos de Betim.

Em 2004, Carlin Moura exerceu pela primeira vez um cargo político, como vereador de Contagem. Em 2008, disputou a prefeitura de Contagem. Carlin não foi eleito e ficou no terceiro lugar nas eleições. Atualmente, é deputado estadual e cumpre o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Contagem (Foto: arte)Contagem (Foto: arte)
Propostas
Entre as propostas de Carlin Moura estão obras de infraestrutura, fortalecimento da segurança pública, reabertura das Fundações de Educação de Contagem (Funecs), reformulação da gestão da saúde pública, manutenção do IPTU residencial gratuito. O novo prefeito também propõe a construção de restaurantes populares em Contagem.

Campanha
No primeiro turno das eleições, Carlin Moura teve como principais concorrentes Durval Ângelo (PT), com quem disputou o segundo turno e Ademir Lucas (PSDB), que ficou em terceiro lugar. O segundo turno foi marcado por um clima quente entre os candidatos na cidade.
Na reta final da campanha, o novo prefeito de Contagem contou com o suporte de 20 partidos políticos. Entre os apoiadores da campanha no segundo turno, estava o ex-governador Newton Cardoso (PMDB). Ele também teve o apoio do candidato Ademir Lucas e do governador Antonio Anastasia, ambos do PSDB – partido contra o qual faz oposição na Assembleia.

Resultado completo da eleição para prefeito de Contagem
VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos e nulos)
Carlin Moura (PC do B) – 205.446 (65,90%)
Durval Ângelo (PT) – 106.322 (34,10%)
OUTROS RESULTADOS
Brancos – 17.307 (4,87%)
Nulos – 26.611 (7,48%)
Abstenções – 77.208 (17,84%)

Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais noTwitter e por RSS.
tópicos:


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário