quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25/10- Mercado de ações: o que é Home Broker?


Apesar da crescente popularidade do investimento em ações no Brasil, muitas pessoas ainda não têm idéia de como começar, principalmente por desconhecerem os meios utilizados para se operar.
Por mais complicado que possa parecer, o procedimento é simples. Basta ao futuro investidor efetuar o cadastro em uma corretora de valores habilitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pelo Banco Central a negociar os papéis e ele estará pronto para sair comprando e vendendo no mercado. Muitas dessas corretoras são independentes, enquanto uma minoria faz parte de grandes conglomerados financeiros.
Contudo, é justamente neste ponto que aparece uma dúvida bastante comum aos novatos: como funciona o processo de compra e venda de ações na bolsa?
Para que o investidor seja bem-sucedido nos seus negócios, é necessário que ele avalie as formas disponíveis de se operar e escolha a que melhor satisfaça suas necessidades. Uma delas é o Home Broker.
Via Home Broker
Criado em 1999, o Home Broker é uma ferramenta que permite a negociação de ações via internet. Ele está interligado ao sistema de negociação da Bovespa - MegaBolsa - e permite que o investidor envie ordens de compra e venda através do site de sua corretora. Funciona assim:
  • através da plataforma eletrônica da corretora, o investidor verifica o valor da cotação da ação naquele momento e especifica sob que condições sua compra ou venda deve ser executada;
  • em seguida, a ordem é colocada em um sistema eletrônico da Bovespa que procura casar as ordens de compra com as ordens de venda: o MegaBolsa. Quando a ordem é executada, o investidor recebe uma confirmação.
O Home Broker torna mais ágil e simples negociar no mercado acionário, o que explica a forte expansão no número de usuários do sistema nos últimos anos.
Além disso, essa plataforma pode oferecer informações sobre andamento do pregão, gráficos e análises do mercado. Tudo em busca de minimizar riscos e ampliar ganhos do investidor.
Facilidade exige cuidados
Como estamos falando de tecnologia, é preciso observar alguns cuidados para preservar a segurança nas negociações:
  • observe atentamente o site da corretora. O nome dela deve estar em destaque, em cada página na internet;
  • o selo Bovespa é obrigatório em todas as páginas do Home Broker;
  • a corretora deve deixar claro se as cotações fornecidas são em tempo real ou com algum atraso.
De acordo com a Instrução CVM nº 376, "a responsabilidade pela segurança do sistema, bem como pelo sigilo de toda a informação de seus clientes é das corretoras, devendo, para tanto, utilizar elevados padrões tecnológicos de segurança de rede".
Seguindo as regras da internet, cabe a você tomar outros cuidados:
  • faça uso de acesso seguro à internet, com critério ao acessar determinados sites;
  • crie uma senha segura;
  • tenha antivírus ativo e atualizado no computador;
  • cuidado ao executar arquivos anexados enviados por e-mail;
  • faça atualização do navegador para melhorias de segurança;
  • evite o uso de equipamentos públicos ou de uso coletivo;
  • acompanhe as movimentações da conta constantemente e informar o operador imediatamente se houver qualquer operação irregular. Bons negócios!
Links úteis:




Nenhum comentário:

Postar um comentário