quarta-feira, 10 de outubro de 2012

10/10- Equipe das ORM é agredida em comitê do PMDB

Um ato de violência e que fere a liberdade de imprensa é o mínimo de definição para agressão sofrida por duas equipes de reportagem das Organizações Romulo Maiorana, na manhã desta terça-feira (9), em frente ao comitê do ex-candidato à Prefeitura de Belém, José Priante (PMDB).

Leia mais: Brasil é o quarto país mais perigoso do mundo para jornalistas

Na tentativa de impedir que fossem registradas imagens de um protesto pelo pagamento de honorários de serviços prestados durante a campanha eleitoral, correligionários do partido agiram como vândalos e atacaram a equipe do Portal ORM, formada pelo repórter Bruno Magno e o motorista Bruno Macedo, além do fotógrafo Tarso Sarraf e do repórter Evandro Flexa, de O Liberal. O mais atingido foi Magno, que recebeu dois socos no rosto. Ele ainda teve o celular destruído. Pelo menos 15 manifestantes cercaram os jornalistas e as equipes precisaram fugir.

Tudo começou por volta das 11h da manhã, quando as equipes de reportagem chegaram ao comitê do candidato José Priante, localizado na Rua Mariz e Barros, entre Avenidas Almirante Barroso e João Paulo II. 'Estávamos indo checar uma informação de um protesto de pessoas que trabalharam na campanha e não haviam recebido o pagamento pelo trabalho', explicou o repórter Bruno Magno. Ao chegar ao local, a equipe tentou conversar com um homem que aparentava ser o coordenador do movimento. 'Perguntamos se alguém podia falar sobre o protesto e ele disse que ninguém falaria disso com a gente', contou Magno.


Em seguida, Magno e Macedo atravessaram a rua para registrar imagens da manifestação. Nessa hora, algumas pessoas começaram a fazer ameaças ao repórter. 'Uma mulher ficou dizendo que ia quebrar o nosso equipamento. Argumentamos que eles não podiam nos impedir de fazer nosso trabalho, mas não discutimos. Ficamos calados e mesmo assim fomos agredidos, sem motivo', contou o jornalista.


  Única imagem registrada pela equipe do Portal ORM antes da agressão

Mesmo sem reagir às ofensas dos manifestantes, um grupo de pelo menos 15 pessoas cercou a equipe. 'Eles mandaram a gente ir embora dizendo que já estava tudo resolvido. Foi tudo rápido. Um deles veio por trás e começou a me dar socos. Nem sei quantos foram porque na hora fiquei tonto. Meu celular caiu no chão e muita gente pisou nele', lamentou o repórter.

Ainda segundo Magno, as agressões foram feitas por um homem de cor branca e forte, que fugiu em seguida. Depois disso, o grupo de manifestantes partiu para cima do motorista da equipe, que tentou ajudar o repórter. 'Nessa hora outro homem juntou uma pedra e tentou jogar em mim. Corremos para o carro e conseguimos escapar', disse.

Ao mesmo tempo em que um grupo agredia a equipe do Portal ORM, outros manifestantes tentaram atacar o fotógrafo de O Liberal, Tarso Sarraf, e quebrar seu equipamento a chutes, do outro lado da rua. 'Quando olhei pra lá, vi o Tarso fugindo em direção à Almirante Barroso. Ele conseguiu pegar um táxi e ir para a delegacia do Marco. Nós o seguimos e fomos todos para delegacia', contou.

Após ao registro da ocorrência as vítimas retornaram ao local do protesto e conseguiram identificar dois suspeitos das agressões e registrou a imagem abaixo. A foto foi repassada à Polícia para averiguação.


Repúdio - O Sindicato dos Jornalistas do Pará se manifestou e informou que acompanha o caso de perto. 'Estamos com representantes do sindicato acompanhando a equipe e já acionamos uma advogada criminalista para acompanhar o caso', disse a presidente do Sinjor, Sheila Faro. Ela afirmou que o sindicato repudia qualquer forma de violência contra jornalistas e que essas atitudes são uma afronta à liberdade de expressão. 'Qualquer que tenha sido o fato que ocorreu, não justifica qualquer tipo de violência.

O sindicato repudia veementemente essa situação e não vamos ficar calados. É um absurdo que em pleno século 21, com novas tecnologias, com tantos avanços, ainda tenhamos casos como este acontecendo. Isso é uma falta de respeito e não vamos aceitar', disse Sheila Faro.


Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário