domingo, 15 de julho de 2012

Turquia fecha fronteira com a Síria, mas permitirá chegada de refugiados

Treze passagens oficiais da fronteira entre os dois países serão afetadas.
Decisão afetará o trânsito rotineiro, especialmente o comercial.

Da EFE
 

A Turquia fechará nesta quarta-feira (25) todas suas passagens fronteiriças com a Síria perante a deterioração da segurança, mas a medida não terá consequência no fluxo de refugiados sírios que fogem do conflito armado em seu país.
O fechamento da fronteira, anunciado pelo ministro do Comércio e Alfândegas, Hayati Yazici, afetará as 13 passagens oficiais existentes nos 900 km da fronteira entre as duas nações, e acontece após os últimos combates entre rebeldes e soldados sírios, que acabaram destruindo vários caminhões turcos.
A decisão afetará o trânsito rotineiro, especialmente o comercial, mas não o dos refugiados sírios, que entram e saem do país através de rotas clandestinas.
Grande parte das passagens fronteiriças já está sob o domínio das forças rebeldes, do Exército Sírio Livre, composto por desertores, ou de milícias curdas.
De fato, segundo publica hoje o diário "Hürriyet", apenas três passagens seguiam abertas na prática ao trânsito comum, e outras duas, que também serão fechadas agora, só permitiam o cruzamento de pedestres.
O fechamento das passagens fronteiriças não equivale a uma proibição de viajar à Síria, já que os cidadãos e caminhões turcos poderão continuar entrando no país árabe através de terceiros países.
tópicos:
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário