quarta-feira, 11 de julho de 2012

IBAMA Captura Sucuri com seis metros nas margens do lago municipal em Novo Progresso, imagem da de sucuri capturada em Novo Progresso-Pa

 

Quarta-feira (28) por volta da 16 horas, as crianças e os visitantes que rondavam pela orla do lago municipal de Novo Progresso tiveram uma surpresa deparam com uma enorme cobra sucuri com mais de 6 metros.



O animal estava degustando uma capivara as margens do igarapé que sustenta o nível do lago municipal e chamou atenção da população que aglomerou para ver o animal.


O objetivo de alguns era sacrificar o animal até que os agentes do IBAMA com a Força Nacional capturaram a cobra com mais de seis metros e soltaram em outro local.


Como o lago é o habitat do animal, a cobra não quer ser importunada. “Tem mais sucuris ali, não iremos matar a cobra. Ela ficará ali, que já é o habitat dela”, disse o agente que depois mudou de idéia


Como tem menos mobilidade durante o período de digestão a sucuri passa muito tempo descansando ao sol, o animal, nessa situação bizarra, virou atração por algumas horas para os moradores e quem passava pela orla do lago municipal , e outros que foram até o local para vê-la.


Os agentes do IBAMA transportaram e soltaram à cobra até o córrego disparada no KM 1076 da rodovia BR-163 próximo da fazenda Piran.


A sucuri


A sucuri é a maior cobra da fauna brasileira, relatos descrevem medidas de até 11,5 m de comprimento mas, a maioria dos animais desta espécie chega até a nove metros e não é peçonhenta.


Originária do Pantanal, a Sucuri vive ainda nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes, principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas. Na natureza são cobras que vivem em ambientes semi-aquáticos e pode ser encontrada nos grandes rios.


Também conhecida como Anaconda, ela é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo até matar um jacaré por falta de ar. Quando apanha a presa tenta levá-la para água e matá-la por afogamento. Quando sofrem um ataque e não podem fugir nadando, mordem para se defender. Sua mordida não é venenosa, mas pode causar infecções.


São animais de hábitos solitários, agressivos e difíceis de se observar, pois é uma característica dessa espécie permanecer parcialmente escondido na água, o que dificulta precisar e documentar uma exemplar maior que o recorde atual.


Geralmente pesa cerca de 30 a 90 kg, mas pode chegar a 250 kg. As sucuris têm um corpo verde-escuro, com manchas ovais pretas, olhos e narinas. (*Com informações do Idest e do Ranking Brasil)



Fonte: Folha do Progresso e Portal Trairense

Nenhum comentário:

Postar um comentário