terça-feira, 12 de junho de 2012

12/jun- Expansão do Navegapará é prioridade para o governo do Estado

  
A continuidade e expansão do Programa Navegapará é umas das prioridades do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A informação foi repassada, pelo secretário Alex Fiúza de Mello, em reunião realizada na última quarta-feira, 6, com a presença de diversos gestores de infocentros da Região Metropolitana de Belém. Recentemente, o governo já havia anunciado investimentos de R$ 21 milhões, ainda em 2012, para expandir a rede de fibra óptica para as regiões sul e sudeste do estado, garantindo que os municípios das duas regiões possam ter acesso à internet de qualidade por meio de infovias. A rede também vai chegar à região nordeste, por meio do Programa Navegapará, em até dois anos.

O governo também começa a resolver os problemas dos espaços públicos destinados à inclusão digital, ampliando a oferta de serviços à comunidade. Representantes de associações comunitárias, organizações não governamentais e de outros segmentos sociais apresentaram os problemas relacionados ao Navegapará em suas comunidades. O secretário lembrou que os infocentros, por estarem localizados em áreas de extrema vulnerabilidade social, têm uma enorme importância para a população mais carente, por isso, precisam ser totalmente regularizados.

No encontro foi anunciado, ainda, que a rede de banda larga será ampliada em todo o Estado, para suprir as inúmeras demandas por internet gratuita e de qualidade. A expansão da rede de transmissão atenderá, por exemplo, moradores da Ilha de Outeiro. Dos oito infocentros instalados na ilha entre 2009 e 2010, seis não possuem o link de internet por inviabilidade técnica. “Ficamos felizes por saber que o secretário está sensível a nossa situação. Desde que nosso infocentro foi criado, em 2010, não temos acesso à internet e esperamos que essa situação preocupante se resolva, já que há dois anos nossa comunidade espera ansiosa pelo funcionamento do espaço”, informou Laurene Athayde, coordenadora do Infocentro Colibri, de Outeiro.

Outro problema que será solucionado é a falta de monitores em alguns infocentros. O titular da Secti lembrou que há dois editais abertos destinados à seleção de monitores para o Navegapará, a fim de suprir todas as demandas, por meio do convênio com a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e o Banco do Estado do Pará (Banpará). Os representantes terão novo encontro na secretaria ainda em breve buscando debater novas diretrizes, com base em um relatório elaborado pelos próprios gestores sobre suas realidades. “Cada infocentro tem as suas peculiaridades. A partir desse levantamento, seremos capazes de avaliar cada situação e pensarmos soluções conjuntas para cada tipo de problema apresentado”, explica Mônica Braga, coordenadora do Navegapará/Infocentros.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário