quarta-feira, 6 de junho de 2012

06/jun- Celpa alerta para segurança durante período junino


Muito cuidado com os fogos de artifício, que, se atingirem a rede de distribuição causam curto-circuito

Celpa alerta para perigo da quadra junina

O mês de junho chegou e com ele vêm as tradicionais comemorações juninas. Porém, é necessário, acima de tudo, se preocupar com a segurança.

No ano passado, durante os meses de maio e julho, foram registrados quatro acidentes com vítimas fatais e outras três pessoas ficaram feridas, em todo o estado. O mais grave deles aconteceu em Soure, no Arquipélago do Marajó, em que três pessoas tentaram pendurar enfeites juninos na rua onde moravam e levaram uma descarga elétrica ao encostar na rede de distribuição. Duas delas morreram e a outra foi levada em estado grave ao hospital.

O gerente da área técnica da Superintendência da Celpa em Santarém, Reynaldo Serrão, explica que existem vários fatores que comprometem a segurança dos brincantes neste período, mas outras situações apresentam um risco permanente em todas as épocas do ano, a exemplo da construção civil, ligações clandestinas, vegetação na rede e colisão de veículos em postes.

Reynaldo alerta para a importância dos cuidados como o uso de materiais isolantes e biodegradáveis na elaboração de enfeites como as tradicionais bandeirolas, faixas e outros adereços, que em contato acidental com algum equipamento da rede elétrica, ou até mesmo com fogos de artifícios, os danos serão minimizados.

“Muito cuidado com os fogos de artifício. Eles podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede de distribuição causam curto-circuito. Orientamos que a população evite o uso de qualquer tipo de explosivo durante as comemorações e materiais que são condutores em potencial, como o cobre. Os postes e os cabos de energia não devem ser utilizados, em nenhuma hipótese, para amarrar bandeirinhas e outros adereços”, ressalta o gerente.

Outra preocupação é o contato acidental com algum equipamento da rede elétrica e as construções de prédios residenciais próximas da fiação. Na hora de montar barraquinhas, camarotes e arquibancadas, as pessoas devem estar atentas à distância mínima de 1,5 metro em relação à rede.

De acordo com Reynaldo Serrão, as causas de acidentes envolvendo a rede elétrica, também está relacionada ao descuido no momento de realizar as instalações, bem como na aquisição de materiais fora do padrão. “Com essas ações, muitas das vezes sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado, o cliente compromete sua própria vida, a de terceiros e ainda nosso sistema de distribuição de energia”.

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de danos a equipamentos na rede elétrica provocados por foguetes, balões e pelas chamas de fogueiras muito altas. As ligações provisórias feitas à revelia da concessionária também podem provocar acidentes graves e falhas no fornecimento de energia. Essas intervenções são realizadas de forma clandestina para fornecer energia às barraquinhas de ruas ou praças onde acontecem as festividades.

Reynaldo orienta que ao necessitar de ligações provisórias para atender às festas juninas, o cliente contrate um eletricista profissional para fazer as instalações internas e solicite que o serviço de ligação seja feito pela Celpa. “A população não pode fazer ligações ou qualquer outro procedimento por conta própria. Quando necessitar do serviço, entre em contato com a Celpa, por meio do Call Center (0800 091 0196) ou por meio de nossas agências. Em Santarém, atendemos na Rua Marechal Rondon, esquina com a Magalhães Barata, no bairro Rodagem”.

Dicas para evitar acidentes:
Jamais amarre fios ou enfeites na fiação elétrica;
Não utilize os postes como suporte para os enfeites;
Não manuseie mastros de ferro próximo à rede elétrica;
Não tente passar fios ou cabos sobre a rede;
Não solte fogos de artifício próximo à fiação elétrica.
Em caso de ocorrência de acidentes envolvendo a rede elétrica, são cuidados imprescindíveis:
Isolar o local, não permitindo a aproximação de outras pessoas;
Jamais tocar em fios partidos;
Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um eletricista assegure que a energia foi desligada;
Acionar imediatamente a Celpa pelo telefone 0800 091 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Essas orientações são fundamentais para evitar contratempos nas festividades tradicionais dessa época e aproveitá-las com toda segurança.


Fonte: RG 15/O Impacto e Albanira Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário