quinta-feira, 17 de maio de 2012

17/maio- Itaituba registra oito casos de AIDS até maio




 Oito casos de AIDS foram registrados neste primeiro semestre pelo CTA (centro de Testagem Anônima) de Itaituba, no sudoeste paraense. O numero é inferior ao ano passado, mas isso não significa que a AIDS diminuiu. Segundo dados divulgados pela CTA, o município de Itaituba ainda trava uma briga contra a AIDS. No entanto, a procura pelo diagnostico poderia ser maior segundo a responsável pelo setor. O exame que detecta o HIV na maioria dos casos é descoberto por acaso, quando o paciente registra alguma doença. Mesmo diante dos chamados constantes, muitos ainda temem procurar ajuda.

 Mais de 180 testes são feitos mensalmente pelo CTA, que oferece acompanhamento a quem possui a doença, mas muitos acabam por abandonar o tratamento.   Em 2011 foram 34 casos e dos oito casos registrados este ano, 5 são mulheres, dois homens e um homossexual. As mulheres têm procurado mais o atendimento, enquanto o homem se esquiva de tomar os cuidados necessários para evitar a infecção.

 Um dos grandes problemas esta relacionado ao receio das pessoas em procurar ajuda  conhecer o resultado do exame. Segundo o CTA quanto mais rápido o diagnostico melhor o tratamento e o cuidado para evitar que o paciente contamine seus parceiros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário