quinta-feira, 3 de maio de 2012

03/maio- Pará: quase 15 mil casos de dengue já foram notificados






Este ano já foram notificados 14.828 casos suspeitos de dengue de todos os tipos no Pará, dos quais, 5.328 foram confirmados, sendo a grande maioria, 5.297, dengue clássica, além de 21 de dengue com complicação, oito de febre hemorrágica da dengue e dois casos de síndrome do choque da dengue. Até o momento, há confirmação de três óbitos por dengue no Estado, em Parauapebas, Altamira e Ananindeua. A informação foi divulgada ontem no balanço semanal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).



Os municípios com maior número de casos notificados da doença são: Belém (2.440), Parauapebas (2.059), Marabá (1.123), Altamira (798), Ananindeua (746), Santarém (623) e Marituba (455). Em relação aos casos confirmados, lideram Parauapebas (1.095), Belém (523), Altamira (465), Santarém (236), Ananindeua (235), Marabá (225) e Marituba (216).



Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle da Dengue, Aline Carneiro, o Estado está monitorando os registros da doença nos municípios, principalmente os considerados prioritários. Equipes da Sespa trabalham em conjunto com os municípios para manter a doença sob controle. Também estão sendo feitas atividades de mobilização e avaliação do plano de contingência em 56 municípios do Estado.



As principais ações que vêm sendo desenvolvidas são bloqueio imediato da transmissão nas localidades ou bairros que notificam casos; atividades de educação e comunicação, visando à sensibilização da população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhoria da coleta e destinação adequada do lixo; e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti.



Fonte: Portal ORM com informações de O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário