sábado, 25 de fevereiro de 2012

25/fev- Emprego com carteira assinada cresceu 8% no Pará em 2011

Cresceu em 8% o número de empregos com carteira assinada no Pará em 2011. É o que aponta levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o cenário da criação de vagas no mercado de trabalho paraense. Segundo o estudo, 51.493 postos de trabalho foram gerados no Estado entre janeiro e dezembro do ano passado, o segundo melhor saldo da última década. Os setores econômicos com melhor resultado foram serviços, construção civil e comércio.

No mesmo período, também foi feito um monitoramento específico da geração de emprego nos 90 municípios que fazem parte do programa Municípios Verde, criado em 2011 com o intuito de mudar o quadro de devastação da Amazônia a partir do desenvolvimento econômico sustentável. O levantamento foi elaborado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Apesar da tendência de queda no número de empregos – em função da extinção de postos que eram gerados pelas atividades econômicas causadoras de desmatamento – , o resultado do estudo mostrou um saldo positivo em 68 municípios participantes do programa, com 30.261novas admissões. Os postos de trabalho gerados nos municípios participantes do Municípios Verdes representam quase 59% de todos os empregos gerados no Estado ano passado.

O estudo também mostra que a maioria dos municípios apresentou crescimento do emprego formal, com destaque para Altamira, no sudoeste do Estado, Ananindeua, na região metropolitana, e Parauapebas, no sudeste paraense.




Com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário