sábado, 4 de fevereiro de 2012

04/fev- Jatene apresenta "Municípios Verdes" à Aliança pelo Clima e Uso da Terra

Representantes da Aliança pelo Clima e Uso da Terra (Clua), iniciativa internacional para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, foram recebidos pelo governador Simão Jatene na noite desta sexta-feira (3), em audiência no Comando Geral da Polícia Militar. Desde quinta-feira (2), o diretor geral da iniciativa, Dan Zarin, e a coordenadora no Brasil, Cristiane Fontes, visitam o Pará para conhecer o Programa Municípios Verdes, do governo do Estado.   
A primeira parada da comitiva aconteceu em Paragominas, município do nordeste paraense. Na cidade, acompanhados das autoridades locais, eles conheceram exemplos do uso sustentável dos recursos naturais. “Este é um programa muito importante, que vem dando provas de sua eficácia na redução do desmatamento e no uso sustentável das florestas. Por isso tem despertado a atenção do mundo. É experimento que serve de modelo e que ficamos felizes em colaborar”, afirmou o diretor Dan Zarin.
Durante o encontro, Simão Jatene apresentou aos representantes da Aliança as oportunidades do governo e as metas do programa para os próximos anos.
Parceira do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) no monitoramento via satélite do desmatamento no Estado, a Aliança deverá ampliar sua participação no programa. “A forma como isso acontecerá será definida em uma segunda reunião com o secretário Justiniano Neto”, acrescentou o pesquisador sênior do Imazon, Adalberto Veríssimo, que acompanhou a audiência.
A Clua é uma iniciativa que conta com a colaboração das fundações ClimateWorks, David e Lucile Packard, Ford e Gordon e Betty Moore. No Brasil, a iniciativa concentra esforços no sentido de reduzir o desmatamento e a degradação florestal, com o aperfeiçoamento de práticas agrícolas. Além da parceria com o Imazon, a Aliança também é parceira de vários institutos que visam o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário