sábado, 4 de fevereiro de 2012

04/fev- Autores do linchamento em Curuai identificados pela polícia

 

DPC Gilberto Aguiar: “Polícia Civil abriu inquérito para ouvir acusados”

DPC Gilberto Aguiar: “Polícia Civil abriu inquérito para ouvir acusados”


Desde o momento em que se teve conhecimento do que estava acontecendo na comunidade da Vila de Curuai, na região do Lago Grande, nós determinamos que uma equipe de policiais fosse deslocada pra lá. Nesta operação foram locadas a Polícia Civil e a Polícia Militar para que pudesse ser mantida a ordem no local, tendo em vista que a população se encontrava em um descontrole devido os últimos acontecimentos ocorridos por lá. A Força Tarefa conseguiu manter a ordem e através das investigações preliminares já foram identificados os agressores do linchamento”. Com essas informações, o Superintendente da Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, esclareceu a sociedade sobre os dois assassinatos que aconteceram na Vila de Curuai, na semana passada.


“Foi confeccionado um relatório com essas informações e o delegado Luís Paixão está à frente do inquérito policial. Estamos aguardando a conclusão das investigações e esperamos que as pessoas que presenciaram o fato relatem o que realmente aconteceu, para que soluções sejam tomadas”, disse o Superintendente.


Na terça-feira aconteceu uma reunião na Superintendência de Polícia com comunitários, onde tenta-se buscar uma solução para essa problemática e suprir a ausência do Estado em algumas localidades de Santarém. “A Polícia Civil já tem conhecimento dessa situação, vamos buscar uma solução junto aos órgão competentes e à população para que possamos resolver esse impasse o mais rápido possível”, declarou Aguiar.


Ele foi mais além e disse que “o número de agressores ainda é incerto, o inquérito ainda está em fase inicial, mas o que tem que ser deixado bem claro é que todos que participaram direta ou indiretamente deste lamentável episódio serão devidamente indiciados no inquérito policial e dependendo do entendimento do Delegado, ele irá  pedir a prisão preventiva dos envolvidos”.


Uma das provas mais importantes e que terá um peso maior é o vídeo, mostrando a hora do linchamento. “Foi uma das peças fundamentais para o reconhecimento dos agressores e será anexado nos autos do processo, bem como servirá de prova que será levada ao representante do Ministério Público”, disse o Superintendente.


“Os populares se negam a contar o que viram por receio e por medo do que possa acontecer com eles, mas medidas estão sendo tomadas para a melhoria de vida na Vila de Curuai”, finalizou Gilberto Aguiar.


PM DENIFE ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA: O comando da Polícia Militar definiu no último dia 31 de janeiro, durante uma reunião com os representantes da Vila Curuai, as estratégias de segurança para a comunidade. No local, seis policiais devem fazer o patrulhamento da região com uma viatura. As reivindicações dos moradores se fortaleceram após os dois crimes que aconteceram. Segundo o presidente da Associação dos Moradores da comunidade, João Alberto, as ações iniciais da PM ainda não são suficientes. “Resolver (os problemas) não vai melhorar muito. Com a audiência nós vamos sair com alguns fatos resolvidos, principalmente na questão de viatura, pois hoje nós estávamos com uma viatura na comunidade totalmente quebrada, então, não estava servindo pra nada”, relatou João Alberto.


POLICIAIS SÃO OUVIDOS: A Polícia Civil do Pará começou a ouvir na quarta-feira (01) os sete policiais militares que presenciaram o linchamento de João Augusto Farias Viana.A Polícia Militar informa que também já abriu inquérito administrativo para apurar a atuação dos policiais no conflito. A segurança na localidade foi reforçada com mais uma guarnição da PM e da Polícia Civil.


Com infrmações de Fernanda Rabelo (Free lance)

Um comentário:

  1. Para que as autoridades nesse pais possam agir com rapidez é preciso que ocorram tragédias???.Só quando desaba um morro ou uma turba ensandecida como nos velhos tempos dos bárbaros matam um homem que gera uma materia em nivel nacional é que as autoridades saem a campo???.O morto era um criminoso,mas o estado estava ao lado do fato...Os polciais ficaram com medo,armados de fuzis e com coletes a prova de balas???

    ResponderExcluir