quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

02/fev- Itaituba: promotores discutem com a sociedade sobre segurança pública



Na noite desta segunda-feira (30), o Ministério Público de Itaituba realizou sua segunda audiência pública para debater, com a população de Itaituba, as questões que mais estão afetando a sociedade.
Autoridades do município na audiência


O encontro foi realizado no Plenário do Fórum de Itaituba e contou com a presença dos juízes e promotores que trabalham na comarca local. Se fizeram presentes o vereador Luís Fernando Sadeck (Peninha), vereadora Eva, o Comandante do CPRX, Tenente Coronel Josafá, Major Tito do Corpo de Bombeiro, representantes da OAB Dr. Hélio Machado, e representantes de associações de bairros.

A promotora Magdalena Torres explanou sobre o papel do Ministério Público e, em seguida, a palavra foi franqueada aos representantes das entidades, que estavam inscritos para apresentarem suas reclamações.

Todos os oradores pediram justiça, reclamaram da falta de segurança em Itaituba (assaltos, assassinatos, roubos, furtos, acidentes e irregularidades de trânsito, uso indiscriminado de drogas, exploração sexual, etc). Estes foram os principais temas destacados na reunião.
Muitos reclamaram da atuação da Policia Civil, assim como de alguns policiais militares que cometem abuso de autoridade.

O Presidente da Associação dos Moradores e Produtores do Pimental, Silvinho de Sá Matos, reclamou da segurança no interior, pediu a presença da polícia no interior alegando que nos finais de semana ocorre o maior número de brigas nas comunidades de Pimental, São Luiz do Tapajós e Barreiras. O pedido foi atendido pelo Comandante do CPRX, Tenente Coronel Josafá, que de imediato garantiu criar a Patrulha Rural para manter a ordem e segurança no interior.

O presidente do bairro Maria Madalena, Itamar Dias, denunciou o tráfico de drogas em vários bairros da cidade, o que foi reforçado pelo presidente do bairro Jardim Aeroporto ( KM 5 ), Cleuton Ferreira, que denunciou o uso indiscriminado de drogas no seu bairro e pediu providencias da polícia.
Vereador Luís Fernando Sadeck (Peninha)  falando sobre a situação da segurança no município


O vereador Peninha destacou mais uma vez o descrédito dos policiais civis junto à população. Destaque este que foi aprovado pelos presentes, que também fizeram severas criticas a Policia Civil. Disse que hoje, a melhor solução para a segurança é a mudança da Policia Civil de nossa cidade, pois têm policiais que estão aqui há mais de 5 anos. O vereador pediu também o apoio dos promotores e dos juízes para esta mudança.

Sadeck também pediu apoio ao Ministério Público no sentido de enviar documento em defesa da reativação da Unidade do INCRA em Itaituba, que foi fechada recentemente. “Esta medida está causando grandes prejuízos para os agricultores da região”, disse o vereador.

No final do encontro, o Ministério Público concordou com as denuncias contra a Polícia Civil e garantiu apoiar toda a iniciativa da população em defesa da segurança.




Texto com modificações sem alterar a idéia do original

Nenhum comentário:

Postar um comentário