quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dicas da Web, dicas de redes sociais, dicas diversas



Como remover históricos do navegador da web

Uma grande preocupação dos internautas é com a privacidade. Muitos gostariam de ter removidos todos vestígios de acessos na internet ou de pesquisas em sites de buscas como Google e Bing. Esse tipo de informação pode revelar muito sobre preferência e, para ajudá-lo a evitar que “bisbilhoteiros” tenham acesso a essas informações, a coluna Tira-dúvidas de tecnologia preparou um guia de como remover definitivamente os históricos.
Para eliminar histórico de navegação, é preciso identificar qual o navegador de internet usado. Entre os principais estão o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e o Opera. Cada um dos programas tem sua própria maneira de armazenar os históricos de navegação, mas todos oferecem algum recurso que permite ao usuário remover os históricos.

Internet Explorer

Usuários do no navegador Internet Explorer (navegador padrão do sistema operacional Windows) podem excluir os dados de navegação, acessando o menu “Segurança>Excluir Histórico de Navegação” ou a combinação de teclas de atalho “Ctrl + Shift + Del”.

Excluindo o histórico de navegação no navegador Internet Explorer (Foto: Reprodução)

Google Chrome

No navegador Google Chrome, é preciso clicar na no ícone no formato de “ferramenta” ou executando a combinação de teclas de atalho “Ctrl + H > Editar itens> Excluir histórico”. É possível selecionar individualmente os registros de histórico, caso o usuário prefira.

Procedimento de exclusão do histórico no navegador Google Chrome (Foto: Reprodução)

Mozilla Firefox

Para remover os registros de histórico no Firefox, acesse “Firefox>Histórico>Limpar dados pessoais” ou use a combinação de teclas de atalho “Ctrl + Shift + H”. Também é possível remover individualmente os registros.

Excluindo o histórico de navegação no navegador Firefox (Foto: Reprodução)

Safari

Usuários de Mac OSX que navegam na internet com o navegador padrão da Apple podem remover os históricos clicando em “Histórico> Limpar Histórico”. O mesmo procedimento é válido para usuários do sistema operacional Windows que optaram em instalar o navegador Safari no seu PC.

Excluindo o histórico de navegação no navegador Safari para as versões Mac OS X ou Windows (Foto: Reprodução)

Opera

No Opera, é preciso clicar no item do menu com a logomarca, entre na opção “Histórico”, selecione os dias referentes ao histórico que será removido e clique em deletar.

Excluindo o histórico de navegação no navegador Opera (Foto: Reprodução)
O guia apresentado acima funciona parcialmente em ambientes profissionais, pois neles existe a possibilidade de que tenham sido instalados dispositivos de monitoramento. Um exemplo é um servidor de proxy, que registra todos os passos dos usuários que estiverem conectados na rede. Nesse caso, remover os históricos de navegação no browser não será o suficiente para garantir a total privacidade do usuário. Em caso de dúvida, é recomendável consultar as regras de uso de recursos computacionais da empresa.

Pacotão: Recuperação de perfil e usuários e senha inválidos no Orkut



Colunista responde dúvidas sobre a rede social do Google (Foto: Divulgação)
Nesta coluna Tira-dúvidas de tecnologia, veja respostas às dúvidas enviadas pelos leitores na área de comentários na coluna sobre “Como recuperar Orkut”. Se você, leitor, tiver alguma dúvida sobre algum assunto relacionado à tecnologia, mande a sua dúvida também. Na próxima semana, a coluna vai ajudar a resolver o problema.

Recuperar perfil removido pelo Orkut
Muito úteis as informações. Eu gostaria de saber também como fazer para recuperar o perfil quando o próprio Orkut nos exclui. O Orkut me excluiu depois de anos de conta. Eu participava de comunidades relacionadas à maternidade. Narrei minhas duas gestações detalhadamente lá, sendo que em uma delas eu perdi a “bebêzinha”. Tinha um valor inestimável para mim. Havia um perfil que eu escrevia sobre a dor da perda e tudo isso foi perdido. Foram excluídos recados, depoimentos, coisas que para mim eram importantes… Isso eu acho injusto nas redes sociais… Olha que nem sou “pirada” nos jogos da Vostu, mas imagina as pessoas que colocam dinheiro nesses aplicativos e, do nada, têm o perfil deletado.

Tentei entrar em contato com o Google, mas eles me responderam dizendo que publiquei imagens inadequadas às regras do Orkut.
Danielle

Olá, Danielle. O Google possui uma série de regras definidas na suas políticas de conteúdo do Orkut (clique aqui para saber mais na página de suporte da rede social). De acordo com o seu relato, ao que parece, houve falha na interpretação por parte da equipe que avalia possíveis irregularidades nas postagens de conteúdo. Infelizmente, se você já entrou em contato através dos contatos disponíveis e mesmo assim não obteve sucesso, não existe outro meio de desfazer essa intervenção, pois o Google tem autonomia para definir sobre a restauração do conteúdo removido. Nesse link (clique aqui para ir à página de contato do Orkut) você pode entrar em contato com eles para tentar reverter essa decisão, preencha o formulário e aguarde as orientações por e-mail.
Recuperar contas excluídas pelo Orkut
Gostaria de saber como fazer para recuperar uma conta excluída do Orkut. Usava meu e-mail do Gmail para o login e excluíram minha conta, sendo que eu nunca mais consegui recuperar. Tive de criar outro perfil no Orkut com outra conta de e-mail.
Alessandra

Olá! Após a exclusão de um perfil que foi apagado, não é possível restaurá-lo, conforme é descrito na documentação do Google (clique aqui para saber mais na página do Orkut). Neste caso, para acessar a rede social, será preciso criar uma nova conta. Vale salientar que as postagens, fotos, depoimentos e contatos que estavam no perfil removido terão que ser adicionados novamente.
Usuários e senha inválidos no Orkut
Depois de redefinir a senha do Orkut perdido, qual é o próximo passo? Redefini a senha e não estou conseguindo recuperar o Orkut. Obrigada.
Rebeca

Olá, Rebeca! Após a redefinição das informações de acesso ao seu perfil, você recebeu um e-mail de confirmação da alteração? Nesse e-mail estão descritas as orientações para finalizar o procedimento? Em caso de falha, você pode repetir o procedimento, após ter os dados alterados. Basta informá-los na página de acesso e acessar o seu perfil na rede social do Google.
Tentei recuperar a senha do Orkut da minha esposa e alguém inseriu o item “tio favorito” nas tentativas de recuperação no começo do dezembro e até hoje não conseguimos recuperá-la. Caso você tenha algum telefone do Google no Brasil, agradeço de coração, pois lá tem muita coisa pessoal da minha esposa.
Arley

Olá, Arley! O item que você se refere, ao que parece, é uma pergunta secreta, que serve para auxiliar na identificação do usuário. Você e a sua esposa tentaram informar possíveis nomes de “tios” na resposta? Mesmo que vocês não lembrem da resposta, é possível redefinir os dados para acessar o perfil, desde que você tenha acesso à conta de e-mail cadastrada no Orkut. Você tem acesso a essa conta de e-mail? Caso possua, siga os passos descritos na coluna e redefina as informações necessárias para o controle de acessos e tente acessar o seu perfil com eles. Se por acaso você não obter sucesso, por favor, descreva na área de comentários para eu possa tentar ajudá-lo.
Fiz passo-a-passo como indicado, mas não obtive sucesso. O sistema continua me informando que nome e senha do usuário são inválidos. Isso quer dizer que alguém “hackeou” o meu Orkut? Não consigo habilitá-lo.
Sonia Gonçalinho

Olá, Sonia! Após você ter informado novos dados para acessar o seu perfil no Orkut e usá-los eles não estão sendo aceitos? É possível que tenha havido alguma falha nesse processo. O ideal é que você repita o procedimento e tente novamente. A conta de e-mail vinculada com o seu perfil é uma conta do Gmail? Você tem acesso a essa conta? Caso seja uma conta do Gmail, os dados que você está redefinindo são os mesmos para acessar essa conta. Se você tiver acesso ao e-mail, basta entrar na página do Orkut sem que seja preciso informar usuário e senha novamente. Esse procedimento irá atualizar as suas informações, mesmo que alguém tenha tido acesso sem autorização.
Série ‘Como fazer”:
Como recuperar Orkut
Como criar Facebook
Como excluir Facebook
Como calcular porcentagem

qui, 26/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Entenda como funciona a Timeline do Facebook


O Facebook já vinha liberando gradativamente o acesso à Timeline (linha de tempo) aos seus usuários e permitindo a adaptação a esse novo modo de apresentação dos perfis. Mas a empresa anunciou na última terça-feira (24) que seu uso será obrigatório, ficando de fora, por enquanto, as páginas corporativas – as fan pages. O reflexo da influência da Timeline tem divido muito a opinião dos usuários  da rede social, como se observa na área de comentários em notícias sobre a mudança. Mesmo que essa nova aparência possa causar algum desconforto para usuários, ela será inevitável. Por conta disso, a coluna Tira-dúvidas de Tecnologia elaborou um guia de como se pode tirar proveito dessa novidade.

Histórico do perfil em destaque
Para habilitar a Timeline, é preciso está conectado no Facebook e acessar a página do serviço na rede social (Clique aqui para entrar na página da Timeline Facebook). O recurso já está disponível para todos os usuários, segundo a empresa.

Habilitanto a Timeline no perfil do Facebook
Habilitanto a Timeline no perfil do Facebook (Foto: Reprodução)

Após habilitá-la, o usuário terá 7 dias antes que alguém possa vê-la. Esse período serve para que o usuário possa deixá-la personalizada antes de ser visualizada pelos amigos. Após esse período a Timeline é publicada automaticamente, mas também é possível optar em publicá-la imediatamente.
Conforme o usuário publica fotos, vídeos e comentários, a linha de tempo irá dispor esse conteúdo em ordem cronológica.
A página inicial do perfil conta com um amplo espaço em que é permitido adicionar uma imagem como capa, chamada de “Cover”. Nessa área de destaque, está a primeira imagem a ser visualizada por quem acessar a página. Para adicioná-la, basta clicar sobre a área e será habilitado o botão editar e escolher entre uma imagem já publicada em algum álbum pessoal, ou selecionar a imagem armazenada no computador.
Selecionando uma imagem para a capa da Timeline (Foto: Reprodução/Imagem usada na capa http://www.skyscraperlife.com)
Selecionando uma imagem para a capa da Timeline (Foto: Reprodução/Imagem usada na capa http://www.skyscraperlife.com)

Para visualizar a sequência de eventos na linha de tempo, há uma barra lateral  no canto direito. Ela ajuda navegar entre as publicações anteriores até a publicação correspondente ao nascimento do dono do perfil, sem perder a referência temporal.

Barra lateral em que é possível navegar nas publicações em ordem cronológica(Foto: Reprodução)
Barra lateral em que é possível navegar nas publicações em ordem cronológica (Foto: Reprodução)

Entre as publicações em destaque, além do histórico pessoal, também ficam visíveis músicas, locais visitados e aplicativos à página do perfil. (Veja a lista de aplicativos no site do Facebook)
Se o usuário achar que é exposição em excesso e quiser restringir o acesso a alguma publicação na Timeline, é possível ocultar as publicações, listas de permissões e definir hierarquias distintas de quem pode um não visualizar determinadas publicações. Por conta desse recurso, a privacidade dos dados do perfil fica preservada.

Definindo a privacidade de acesso a publicação (Foto: Reprodução)
Definindo a privacidade de acesso a publicação (Foto: Reprodução)

Também é possível alterar a data da publicação na linha de tempo, adicionar um local e, se preferir, excluí-la definitivamente.

Alterando propriedades da publicação na Timeline (Foto: Reprodução)
Alterando propriedades da publicação na Timeline (Foto: Reprodução)

Mesmo que inicialmente essa nova estrutura possa parecer confusa, muitos usuários que tiveram acesso à novidade relatam que é uma questão de tempo até acostumar com a interface.

qua, 25/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Como recuperar Orkut


Apesar de o Orkut ter sido superado pelo Facebook em número de usuários no Brasil recentemente, isso não significa que a rede social que por anos foi a mais popular por aqui e que está fazendo aniversário nesta terça-feira (24), tenha sido abandonada completamente. É o que indica o relatório anual Google Zeitgeist disponibilizado pelo Google sobre os assuntos mais pesquisados no buscador. Entre as pesquisas mais recorrentes, a quarta mais procurada pelos brasileiros em 2011 na categoria “como fazer” é “como recuperar o Orkut”.
(Série “Como fazer”: o G1 publica neste início de ano artigos e reportagens sobre os temas mais buscados em 2011 para o termo “como fazer”, listados pelo Google Zeitgeist.)
Os motivos são diversos. Algumas pessoas procuram manter em atividade o perfil, migrar fotos para o Facebook, acessar comunidades, contatar amigos ou até mesmo acessar o perfil para, em seguida, removê-lo. E, por essa razão, a coluna Tira-dúvidas vai ensinar passo-a-passo como recuperar o acesso à conta do Orkut.

Dados básicos para a recuperação da conta

A rede social possui uma recuperação de login e senha, desde que o usuário faça parte dela. Logo na página inicial do Orkut, em que são informados os dados de login, existe a opção “Não consegue acessar a sua conta?”.

Tela de login para acessar o Orkut (Foto: Reprodução)
Clicando nesta opção, o usuário será redirecionado para a página de recuperação da senha. Porém, para que o sistema funcione, é preciso informar a conta de e-mail ou o usuário que foi cadastrado no perfil do Orkut e depois pressionar o botão “Enviar”.
Antes que a nova senha seja enviada para a conta de e-mail, é preciso redigitar o código de segurança gerado pela sequência de caracteres. Feito isso, é preciso pressionar o botão “Continuar”. Após o Orkut verificar se a sequência de caracteres está correta, o usuário terá a opção de receber um link para a página de recuperação da senha ou receber o código de verificação por telefone.

Página de solicitação de uma nova senha de acesso (Foto: Reprodução)
Neste exemplo, foi escolhida a opção de receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha. Para concluir o procedimento, acesse a caixa de entrada da conta de e-mail e clique no link que corresponde à mensagem recebida do serviço do Google. A partir disso, será exibida uma página em que a nova senha poderá ser adicionada. Clique em “Redefinir senha”. Esse procedimento não só irá redefinir a senha do Orkut, mas também a senha da conta no Google. Tal  senha será a mesma para acessar a conta de e-mail no Gmail e a conta no Google Plus.

Usuário não lembra ou não possui acesso à conta de e-mail ou ao número de celular

Em situações em que o usuário não tenha mais acesso à conta de e-mail informada no perfil ou não tenha mais como receber mensagens no número de celular que também foi informado no perfil, as chances de recuperar a conta no Orkut diminuem. Mas existe a alternativa de responder a um questionário e o serviço do Google tentará checar a veracidade dos dados informados e associá-los com o requisitante.

Página em que o usuário pode escolher entre receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha ou receber por SMS o código de acesso (Foto: Reprodução)
Para responder ao questionário e tentar recuperar o acesso ao perfil, clique em “Verifique sua identidade”. Será preciso responder ao máximo de perguntas para permitir que o solicitante seja identificado como proprietário da conta. Nos campos em que for necessário preencher datas, não há problema em não lembrar os dias exatos, mas é preciso ter alguma proximidade do período informado. Ao término do preenchimento do formulário, clique em “Enviar respostas”.
Esse processo pode demorar um pouco, pois os casos são analisados individualmente. A resposta será enviada para a conta de e-mail informada no formulário. Vale salientar que esse procedimento não é 100% garantido, pois ele depende da precisão das respostas informadas no formulário. Caso não seja possível recuperar o acesso por esse procedimento, não haverá outra maneira de acessar a o perfil.
Se você tiver alguma dúvida referente ao procedimento de recuperação, não deixe de postá-la na área de comentários.

Série ‘Como fazer”:

Como criar Facebook
Como excluir Facebook
Como calcular porcentagem

ter, 24/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Pacotão: como excluir Facebook de usuário que morreu e perfil falso



Quando o usuário falece, o procedimento para excluir o Facebook é o mesmo?
Edna


Colunista responde dúvidas dos leitores sobre como excluir o Facebook
Excluir Facebook de usuário que morreu
Olá, Edna! Em caso de falecimento de um amigo ou parente, para você remover o perfil, é preciso informar os dados requeridos no controle de acesso, usando usuário e senha. Caso você não possua os dados exigidos no controle de acesso, é possível enviar ao Facebook requisições de remoção do perfil. Para requisitar a remoção da conta, acesse esta página (clique aqui) e preencha o formulário. Vale salientar que serão exigidos documentos que comprovem o falecimento do usuário e  o grau de parentesco do solicitante do processo de remoção.
A rede social também oferece uma alternativa de transformar o perfil do falecido em um memorial. Para isso, acesse esta página (clique aqui) e preencha os dados solicitados no formulário.

Desativar linha de tempo (timeline)

Gostei muito das informações sobre como excluir o Facebook, mas esse não é o meu caso. Eu gostaria muito de retirar a timeline para voltar ao modo de visualização antigo do Facebook, pois não gostei muito e não me adaptei. Assim como eu, há várias pessoas que querem a mesma coisa. Obrigado desde de já.
Georg Luiz

Informativo e muito enriquecedor, mas gostaria mesmo de saber como poder me livrar da timeline.  Alguém já conseguiu voltar ao perfil antigo?
Marizildo

Galera, alguém sabe como tirar a timeline do Facebook? Eu odiei. Alguém pode me ensinar passo-a-passo?
Caroline Vasconcelos

Como desativar a timeline?
Luis Telles

Como conseguiu excluir sua linha do tempo?
Leticia

Olá, leitores! A linha de tempo do novo perfil do Facebook faz parte da estrutura da página e até o momento não existe a possibilidade de os usuários retornarem ao perfil antigo ou mesmo desabilitar as atualizações da linha de tempo. É preciso ficar atento a aplicativos que prometem essa alteração, principalmente pelo fato de que para eles funcionarem é necessário informar os dados de usuário e senha. Além de não cumprirem o que prometem, podem comprometer a privacidade dos dados da conta.
Timeline Facebook
Exibindo o feed de notícias na timeline do Facebook­ (Foto: Reprodução)

Página de solicitação de exclusão

Gostei da coluna sobre como excluir o Facebook, mas como faço para acessar a página de solicitação?
Wilson

Bom dia, não consigo entra na página de solicitação. Como fazer? Obrigada.
Daiane

Olá! Para poder acessar a página de solicitação de exclusão da conta do Facebook, primeiro é preciso estar conectado no perfil e após clicar neste link (clique aqui). Na página, basta clicar sobre o botão com os dizeres “Excluir minha conta”.

Página em que o usuário solicita a exclusão do perfil (Foto: Reprodução)

Excluir perfil falso

Como faço para retirar perfil falso?
Kotaroh

Olá, Katorah! Para você retirar um perfil falso no Facebook é preciso denunciá-lo. Esse procedimento é feito acessando o perfil falso através de uma conta legítima. Logo abaixo da foto do perfil, clique em “Denunciar/Bloquear”, marque a opção “Este perfil está fingindo ser alguém ou é falso> Escolha um tipo> Tentando se passar por mim”, e clique em “Continuar”. Após a denúncia, a equipe do Facebook irá verificar a veracidade dos fatos e, se for o caso, remover o perfil denunciado como falso.

Problemas em excluir a conta

Quando fui me cadastrar no Facebook através do navegador Chrome, ocorreu um problema na etapa de confirmação do e-mail e não consegui mais acessar a conta. Tive, então, que criar um outro cadastro e fazer a confirmação pelo Internet Explorer. Enviei uma solicitação à equipe do Facebook para excluir a conta anterior mas até hoje ela continua ativa. Não tenho como desativá-la pelo método apresentado, pois simplesmente não tenho como acessar aquela conta. Alguma sugestão?
Leo

Olá, Leo! Você já tentou recuperar a senha da conta do Facebook que está com problemas? Em alguns casos, o procedimento pode falhar, mas tente repeti-lo. Se mesmo assim você não obtiver  sucesso, uma alternativa é denunciar o perfil com problema como sendo um perfil falso a partir da sua conta válida.

Falha no recebimento do código de SMS(desbloquear perfil)

Olá! Em casa somos em quatro pessoas e todos tem Facebook, porém três pessoas estão bloqueadas e foi solicitado um número de celular par enviarem um número para desbloqueá-lo. Porém, não vieram os SMSs. Estão tristes pois estão em férias e não podem conversar com os amigos da escola. São pessoas corretas e nunca fariam nada de errado no Facebook. Como explicar essa situação de bloqueio?
Maria Aparecida

Estou bloqueado faz dias. O Facebook exige um número de telefone para enviar um SMS com um código de validação que nunca chega. Fiz uma busca e várias pessoas no Brasil, e também fora do país, estão com o mesmo problema. A mensagem simplesmente não chega! Com um ou outro, ok. Mas com milhares? E agora, Facebook?
Marcos

Olá! Quando entro com meu e-mail e senha no Facebook, ele diz que minha conta foi desativada e pede para colocar um telefone para que enviem um código para colocar na tela. Porém, esse código nunca chega no celular. Estou com esse problema desde semana passada, já tentei algum contato pelo site, mas não encontro nenhum e-mail ou fone para tentar resolver o problema.
Roselei

Olá, pessoal! Esse problema de não receber o SMS com código para desbloquear a conta do Facebook tem sido relatado por inúmeros usuários. Em razão disso, o Facebook abriu um canal de comunicação específico para os usuários que estão enfrentando esse problema. Existe uma página disponível, em que o usuário pode informar os dados da conta e da operadora de telefonia, assim como observações, mensagens de erro para que o processo de desbloqueio seja agilizado. Para acessar a página, clique aqui.

Veja outras colunas de Tira-Dúvidas
-
Como excluir Facebook
- Como fazer Facebook
- Conheça aplicativos gratuitos para substituir a agenda

qui, 19/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Como excluir Facebook


Embora seja crescente o número de adeptos à rede social mais popular da internet – são 800 milhões de usuários com perfis no Facebook–, existe uma parcela significativa de pessoas que gostaria de ter o seu perfil excluído definitivamente de serviço. Isso é o que indica o Google Zeitgeist, um relatório do Google sobre os assuntos mais pesquisados ao longo de 2011. O termo “excluir o Facebook” foi o segundo desta lista. As razões que motivam os participantes a desejar remover seus perfis variam: alguns alegam problemas de privacidade, ciúmes, perda de tempo visualizando perfis e até perda de rendimento no trabalho. Independentemente da motivação que leva um usuário a excluir o seu Facebook, a coluna Tira-dúvidas de tecnologia vai auxiliar os leitores a removerem definitivamente o perfil na rede social.
(Série “Como fazer”: o G1 publica neste início de ano artigos e reportagens sobre os temas mais buscados em 2011 para o termo “como fazer”, listados pelo Google Zeitgeist.)
Dando um tempo
O Facebook permite ao usuário desabilitar o perfil temporariamente, inclusive nesse período, todas as fotos, comentários, publicações no mural também ficarão inacessíveis. Podendo ser visualizadas, caso o perfil seja reativado. Nesse processo, o usuário pode escolher em ter a sua conta desativada, mas poder continuar a ser mencionado em publicações, marcações, receber convites para eventos. Ou então permanecer alheio a qualquer atividade na rede. Caso a escolha for pela primeira opção, é preciso marcá-la durante o preenchimento do formulário de solicitação de desativação do perfil.


Mensagem recebida por e-mail, confirmando que a conta foi desativada (Foto: Reprodução)
Para desativar o perfil, acesse a conta, e clique no botão à direita de Página Inicial. Selecione a opção Configurações da conta > Segurança > Desativar sua conta. Será exibido um formulário em que será preciso marcar uma das razões que motivaram a decisão de deixar de participar da rede. Após o seu preenchimento, basta confirmar a solicitação e a conta será desativada imediatadamente. O serviço de notificações do Facebook enviará uma mensagem de confirmação da desativação por e-mail para a conta cadastrada no perfil.
Caso o usuário quiser ter o seu perfil reativado futuramente, bastará apenas informar os dados válidos de login (conta de e-mail e senha) e conectar normalmente no serviço. E com isso a conta será restaurada automaticamente.
Removendo definitivamente
Caso a intenção não seja apenas dar um tempo, mas remover definitivamente o perfil no Facebook, o usuário precisará requerer a exclusão, acessando a página de solicitação (
clique aqui). Será preciso estar conectado na internet e logado na sua conta do Facebook para solicitar a remoção definitiva do perfil.

Página em que o usuário solicita a exclusão do perfil (Foto: Reprodução)
Mas, ainda assim, a remoção não é instantânea, após o preenchimento e confirmação da solicitação através do formulário o Facebook irá agendar a exclusão da conta para que ela ocorra dentro de um prazo de 14 dias. Até lá a conta ficará apenas suspensa. Somente após expirar esse prazo é que a conta será removida definitivamente sem que seja possível recuperá-la.

Página para confirmar o agendamento da exclusão do perfil (Foto: Reprodução)
Os métodos descritos acima são as alternativas que os usuários possuem para a remoção do seu perfil, mas se você leitor, tiver alguma dúvida referente a esses procedimentos, não deixe de postá-la na área de comentários, que na próxima coluna Tira-dúvidas eu respondo para você.

Série “Como fazer”:Como fazer Facebook
Como calcular porcentagem

ter, 17/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Pacotão: Remover perfil no Facebook, diferença entre Macbook Air e Macbook Pro


>>>Remover perfil no Facebook
Gostaria de saber como cancelar a conta do Facebook
Wilson Bardelli
Olá! Gostaria de saber qual é a maneira mais fácil de deletar um perfil [do Facebook]. Conheço uma pessoa que não consegue acessar mais o seu perfil antigo. O Facebook pede que ela coloque um código na hora de logar. Esse código é enviado para o celular. Mas os códigos estão chegando com erro. Então ela decidiu fazer um novo perfil, mas gostaria de deletar o antigo. Como fazer isso? Obrigado desde já.
Vitor
Olá, leitores! Para que vocês possam remover uma conta no Facebook, é preciso seguir os seguintes passos:
Acessem a conta, e cliquem no botão à direita de “Página Inicial”. Selecionem a opção “Configurações da conta”.

Selecionando as configurações da conta para edição (Foto: Reprodução)
Selecionando as configurações da conta para edição (Foto: Reprodução)

Cliquem na opção Segurança, e em seguida na opção “Desativar conta”.
Na tela de edição das configurações é possível optar por desativar o perfil (Foto: Reprodução)
Na tela de edição das configurações é possível optar por desativar o perfil (Foto: Reprodução)

Será exibido um formulário para que vocês digam por que querem desativar o perfil, marquem a opção de acordo com a sua motivação. Se a intenção é ter todo o histórico removido, inclusive marcações em fotos de amigos, é necessário também marcar a opção “Restringir recebimento de e-mails”.

Formulário para confirmação do procedimento de desativar a conta no Facebook (Foto: Reprodução)
Formulário para confirmação do procedimento de desativar a conta no Facebook (Foto: Reprodução)

Existem duas formas de sair do Facebook. A primeira é desativar a conta, opção em que o usuário sai da rede social, mas as suas informações ficam no banco de dados, permitindo que a pessoa reative o seu perfil quando desejar. Para tanto, futuramente, bastará informar usuário e senha. Todas as informações estarão lá e, assim que o usuário fizer login, reativará a conta.
A segunda forma é remover definitivamente o perfil. Para tanto, será necessário acessar a conta e preencher formulário de remoção disponibilizado pelo Facebook. Clique aqui para acessar o formulário de exclusão definitiva no site do Facebook. Em ambos os casos, o usuário receberá um e-mail de confirmação.

Mensagem de confirmação recebida por e-mail quando a conta é desativada (Foto: Reprodução)
Mensagem de confirmação recebida por e-mail quando a conta é desativada (Foto: Reprodução)

Entretanto, mesmo deletando permanentemente e confirmando a exclusão, o Facebook levará 14 dias para excluir todos os registros do seu banco de dados. Nesse período de duas semanas, se o usuário se arrepender, ainda poderá voltar à rede social. Se o usuário logar-se na rede durante esse prazo, o sistema irá perguntar se ele deseja manter ou cancelar a exclusão.
Para usuários que informaram o número de celular e estão enfrentando algum problema, a dica é remover essa informação do perfil e em seguida desativar a conta.

Colunista explica a diferença entre MacBook Air e MacBook Pro (Foto: Reprodução)
Colunista explica a diferença entre MacBook Air e MacBook Pro (Foto: Reprodução)
>>>Diferença entre MacBook Air e MacBook Pro
Estou querendo adquirir um MacBook, porém estou em dúvida entre o MacBook Air 13″ e o MacBook Pro 13″. O único produto da Apple que tenho no momento é um iPad 2 e, por isso, gostaria de ouvir sua opinião sobre os modelos de MacBook.
Breno Lopes
Olá, Breno! Sempre que você for adquirir um computador, seja ele Mac ou PC, é recomendável fazer um levantamento de quais tarefas serão executadas no equipamento. O MacBook Air 13″ (veja configurações na página da Apple) possui a opção de escolha de configurações com o processadores Intel Core i5 dual core de 1,7GHz com 3MB de cache L3 ou Core i7 dual core de 1.8GHz com 4MB de cache compartilhado, 4GB de RAM DDR1333MHz, armazenamento em flash nas opções 128GB ou 256GB, placa gráfica Intel HD Graphics com 384MB de SDRAM DDR3 compartilhada com a RAM, autonomia da bateria de até sete horas. Essa é uma configuração de alto desempenho mais indicada para usuários em geral.
Já o MacBook Pro 13″ (veja configurações na página da Apple) é uma máquina com configurações ainda mais avançadas. Ele conta com as opções de processador Intel Core i5 dual core de 2,4GHz com 3MB de cache L3 ou Core i7 dual core de 2,8GHz com 4MB de cache L3 compartilhado, 4GB de RAM, com suporte a até 8GB, armazenamento com opções de HD ou SSD 128GB, 256GB ou 512GB. Claro que, se você optar pelas configurações mais avançadas, o seu preço final aumentará proporcionalmente. Equipamento desse porte é mais recomendado para profissionais que possuem necessidades específicas como edição de imagens, virtualização e desenvolvimento de aplicativos.

qui, 12/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Saiba como fazer Facebook


A presença nas redes sociais, mais do que uma forma de “rever” velhos amigos, é uma forma de manter contato com familiares distantes, divertir-se e manter-se informado sobre os acontecimentos que mexem com a vida das pessoas. Além disso, é uma excelente oportunidade de se expressar, opinar, participar do assunto do momento ou apenas dar boas risadas e passar o tempo nos jogos on-line. Exatamente por isso, as redes sociais vêm seduzindo multidões e o Facebook é a febre do momento, especialmente no Brasil, já que o número de adeptos no país cresceu 298% em 2011. O termo “Fazer Facebook” foi o mais procurado no Google na lista do “como fazer”, segundo o Google Zeitgeist.
(Série “Como fazer”: o G1 publica neste início de ano artigos e reportagens sobre os temas mais buscados em 2011 para o termo “como fazer”, listados pelo Google Zeitgeist.)
Claro que muitas pessoas ainda têm receio de se expor ou ficam de fora da rede por não saber como dar os primeiros passos. Pensando nisso, a coluna Tira-dúvidas de hoje vai mostrar os caminhos para aqueles que ainda não estão no Facebook criarem um perfil na rede, além de mostrar alguns recursos básicos para quem quer tirar o melhor proveito da ferramenta.
Primeiro passo – criando um perfil: bem vindo ao Facebook

Acesse o endereço http://www.facebook.com. Na página, é possível criar o perfil ou acessar uma conta já existente. A imagem abaixo mostra uma conta  sendo criada. Para isso, é preciso informar o nome completo, uma conta de e-mail, sexo, data de nascimento e clicar em ‘Cadastre-se’. Após a confirmação das informações básicas da conta de usuário, é possível preencher o restante das informações do perfil usando o assistente do próprio site.

Cadastro Facebook
Página de cadastro sendo preenchida para criar um perfil na rede social (Foto: Reprodução)

Segundo passo – configurações pessoais: mostre ao mundo quem você é

Pagina Inicial Facebook
Perfil no Facebook sendo acessado pela primeira vez (Foto: Reprodução)




Agora que você já inaugurou o seu perfil novinho em folha, é hora de falar sobre suas preferências. O Facebook mostra quem você é, onde mora, o que gosta de ler, músicas, filmes, os locais onde estudou e uma série de outras informações pessoais.
Para acessar as opções, clique no menu “Nome do usuário> Editar perfil”. Você pode preencher essas informações aos poucos, já que são muitas as opções a preencher. Elas darão oportunidade aos seus amigos na rede para conhecer um pouco mais sobre você.
Uma dica especial para os ciumentos, já que o Facebook tem sido apontado como uma das principais causas em 20% dos divórcios: configure o status de relacionamento. Você pode acrescentar ao seu perfil que você está comprometido com alguém. Assim que você adiciona o nome do amado (a), a pessoa precisará aceitar. O Facebook permite vários níveis de “comprometimento”. Depois de adicionar pessoas (o que veremos no quarto passo), você também poderá definir quem são os membros de sua família. Preenchendo os parentescos, você pode adicionar fulano ou beltrano como filho, irmão, cunhado etc. As pessoas indicadas terão que aceitar.
Outra boa prática é adicionar uma url personalizada. Esse recurso permite que você, além de ter um nome na rede, tenha um endereço correto. Lembre-se: qualquer página na internet, para ser localizada, tem um endereço, chamado de url. Se você não fizer configuração alguma, o Facebook irá gerar uma url extensa, de difícil memorização. Para configurar uma url personalizada, clique em “Página inicial> Configurações da conta>Nome do usuário>Editar” e digite o nome que deseja que apareça.
Nome Usuário Facebook
Personalizando o nome do usuário (Foto: Reprodução)
Finalizado o processo, você terá um endereço no Facebook, que ficará assim: facebook.com/seunome

Terceiro passo – segurança e privacidade: compartilhe, mas se proteja

Um dos grandes motivos de muitas pessoas optarem por ficar fora do Facebook é o medo da exposição excessiva de suas informações pessoais. Vale lembrar que algumas regras de segurança são básicas e servem tanto para os ambientes on-line quanto para os ambientes reais. Por exemplo: se você não fornece seu endereço e telefone para estranhos, também não deverá disponibilizá-los no Facebook.
Embora seja possível fazer configurações para manter certas informações sob sigilo, como veremos a seguir, evite fornecer informações que possam comprometer a sua segurança ou de sua família. Feito isso, é hora de configurar o nível de privacidade. Ou seja, o local que você define quem poderá saber mais sobre você.
O Facebook permite basicamente três opções de privacidade: público, amigos e personalizada. Na primeira opção, qualquer pessoa poderá acessar tudo que você publicar na rede. Na segunda, apenas amigos (pessoas que você adicionou ou aceitou) poderão ver seus dados.
Privacidade Facebook
Definindo os níveis de privacidade do perfil (Foto: Reprodução)


Por fim, a terceira, personalizada, irá definir níveis de privacidade diferentes para cada tipo de função. O próprio site oferece explicações sobre cada uma delas e você pode definir o que é mais interessante para o seu perfil de usuário. Ao fazer publicações, você também poderá  definir quem terá acesso a elas. Vamos ver isso mais adiante, no quinto passo.

Quarto passo – redes sociais são redes de pessoas: conecte-se e organize-se

Bem, se você já adicionou uma ou duas pessoas, você verá que o próprio Facebook irá se encarregar de sugerir-lhe amigos. Essas sugestões também vêm das suas configurações pessoais, como lugares onde estudou, sobrenome, parentescos, entre outros. Assim, você verá na terceira coluna à direita da sua tela uma lista organizada pela rede social, perguntando se você conhece tais pessoas. Vale ressaltar que  o Facebook tem uma política forte contra fraudes e, às vezes, coloca “de castigo” quem adiciona muitas pessoas de uma vez só. Isso serve para evitar que pessoas mal-intencionadas se aproveitem da rede para criar perfis falsos. Uma boa prática é adicionar só pessoas que você realmente conheça ou com quem tenha alguma ligação. Afinal, a maioria das pessoas não quer curiosos xeretando informações pessoais.
Você também pode procurar pessoas, digitando o nome delas na barra de buscas. Assim que localizar quem está procurando, basta clicar no nome da pessoa e clicar em adicionar aos amigos.

Quinto passo – relacione-se: interaja sem medo de errar
Agora que você já fez boa parte das configurações, está na hora de dizer ao mundo o que pensa. Você pode publicar fotos, compartilhar links da web que você achou interessantes, comentar ou curtir as publicações de amigos. Essa atualização é chamada de status e fica no topo da timeline.
Aqui você novamente se depara com uma série de opções antes de apertar em publicar. Se você está preocupado com quais pessoas irão ver o que você está escrevendo, aqui você tem uma ferramenta poderosa, já que é possível definir se a publicação será pública (qualquer um poderá vê-la), apenas para amigo, para amigos de amigos e até mesmo publicações para listas específicas. As listas de amigos permitem que você agrupe as pessoas conforme desejar. Assim como na vida real, no Facebook você terá grupos de amigos, como: familiares, colegas de aula, colegas de trabalho, o pessoal do clube etc. O Facebook cria algumas listas automaticamente, mas você pode personalizá-las, clicando no meu posicionado no lado esquerdo em “listas>mais>Criar lista”. Feito isso, você pode adicionar os amigos a essa lista.
Listas Facebook
Criando lista personalizada de amigos (Foto: Reprodução)
Outro recurso interessante são as mensagens fechadas. Elas funcionam basicamente como um e-mail. Para enviar uma mensagem privada, você deve acessar o ícone de mensagens, que fica no menu posicionado no lado esquerdo da página do Facebook.

Sexto passo – a estrutura do Facebook: entenda como as  informações são atualizadas
A essa altura, se você é iniciante no Facebook, pode estar se perguntando como funciona a estrutura das informações na rede social. Novamente, algumas configurações podem tornar a sua experiência com a rede ainda melhor. Vale ir experimentando e explorando cada uma delas.
O mais importante a saber é que na área central são exibidas as principais atualizações de seus amigos e páginas que você curte — lembrando o Tira-dúvidas com o programa que ajuda na criação de páginas. Já na coluna mais à direita você perceberá que são exibidas as atividades de seus amigos. Essa parte é bem mais dinâmica (você notará isso quando tiver muitos amigos), pois exibe todas as ações que eles desempenham, como comentar os status de outros amigos, curtir publicações, iniciar novas amizades etc.
Timeline Facebook
Exibindo o feed de notícias na timeline do Facebook­ (Foto: Reprodução)
Já no canto inferior direito existe um local de chat, no qual você pode conversar instantaneamente com amigos que estejam on-line naquele momento. Caso você não esteja afim de papo, é possível ficar indisponível.

Estes são apenas alguns dos inúmeros recursos que o Facebook oferece e muitos itens ficaram de fora da coluna de hoje. A rede social é bastante rica em personalização e funcionalidades, como os grupos, eventos, criação de álbuns, felicitações de aniversário etc. Mas não há motivo para ficar de fora, já que o Facebook também é muito intuitivo. Com essas dicas básicas você já terá percorrido um bom caminho para tirar o melhor proveito da rede social, seja para se divertir, seja para se informar – ou tudo ao mesmo tempo. E, claro, se você tem alguma dúvida específica, deixe sua pergunta aqui na seção de comentários.

Série ‘Como fazer”:
Como excluir Facebook
Como calcular porcentagem

ter, 10/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Pacotão: acesso de planilhas por mais usuários e fórmulas






Existem situações em que o uso de planilhas não é a solução mais apropriada para atender à necessidade de usuários avançados (Foto: Reprodução)


Planilha off-line multi-usuário
Muito interessantes os métodos disponíveis na coluna sobre criar planilhas de controle de gastos pessoais no Google Docs e parabenizo pela iniciativa. No entanto, gostaria de sua ajuda para encontrar um aplicativo que deve ter a possibilidade de três pessoas acessarem simultaneamente sem haver vínculo com a internet (ao contrário dos mencionados na coluna), sendo que será feito este acesso, na maioria das vezes, por um iPhone 4 e dois computadores. Se puder me ajudar agradeço.
Alessandra
Olá, Alessandra! A sua necessidade é bem específica, pois o aplicativo deve estar disponível numa rede local, sendo acessado simultaneamente por mais de um usuário. É preciso muito mais do que uma planilha. Nesse caso, o ideal é o desenvolvimento de uma aplicação web que esteja instalada em um computador na sua rede. Neste cenário, você teria o acesso por qualquer PC, smartphone ou tablet. Se por acaso o que você precisa realmente é de um software para gerenciamento de uma pequena empresa, uma alternativa é adotar um software de gestão empresarial — o Abelo é uma excelente alternativa gratuita que atende aos requisitos que você citou em sua pergunta. Você pode baixá-lo e instalá-lo num dos seus PCs. O iPhone poderá acessar a aplicação, desde que esteja conectado na rede. Outro ótimo programa de gestão empresarial é o Freedom-ERP, porém ele não é uma aplicação web, com isso não seria possível acessá-lo pelo smartphone.





Colunista tira dúvidas sobre as fórmulas de cálculos usadas na planilha de controle de gastos pessoais e a disponibiliza para download (Foto: Reprodução)


Download da planilha de controle de despesas
Boa reportagem, Ronaldo! Poderia compartilhar a planilha para que possamos copiá-la? Também reforço a questão das fórmulas… Valeu!
Marcelo
Olá, Marcelo! Que ótimo que você gostou da coluna sobre a planilha de controle de despesas. Ela está disponível neste link para download . Referente às fórmulas, peço desculpas, pois elas ficaram pequenas na imagem. Para que o cálculo possa ser efetuado corretamente, foram usadas as seguintes fórmulas:
Receitas
-         Salário e Outras, =RECEITAS!B3, corresponde ao nome da guia!célula em que o valor foi informado;
-         Total de receitas, =SUM(D6:D7), corresponde à soma vertical das células em que aparecem os valores correspondentes aos campos);
-         Acumulado Receitas, =SUM(D6:O6), corresponde à soma horizontal das células da linha receitas e também à soma horizontal da linha Outras;
Despesas
-         Alimentação e o restante dos itens, =DESPESAS!B5, corresponde ao nome da guia!célula em que o valor foi informado;
-         Total de despesas, =SUM(D13:D22), corresponde à soma vertical das células em que aparecem os valores correspondentes aos campos;
-         Acumulado despesas, =SUM(D13:O13), corresponde à soma horizontal das células da linha receitas e também à soma horizontal da linha Outras;
Desempenho
-         Poupado, =D8-D23, a subtração entre o total de receitas pelo total de despesas no mês;
-         Desempenho Acumulado, =SUM($D$26:E26); para escrever essa fórmula é preciso levar em consideração que a linha deverá estar fixada, para isso usa-se o carácter ‘$’ para manter a célula que irá conter o valor inicial calculado.
Se você tiver mais alguma dúvida, por favor não deixa de postá-la na área de comentários.

Contribuição do leitor
E falar que o jEdit é uma IDE… Das IDEs, se for fazer programas desktop (Frames/Janelas) vá de NetBeans. Para programar JEE ou que não envolvam parte gráfica, vá de Eclipse. Em tempo: o Google disponibilizou um plugin muito bom para construir interfaces gráficas, o WindowBuilder.
Édipo

Olá, Édipo! Foi excelente a sua contribuição, mas faço uma ressalva referente ao jEdit. Embora seja uma ferramenta muito útil se comparada ao Eclipse ou Netbeans, ela fica devendo em recursos de depuração de código e integração com navegador(quando o desenvolvimento for web). Em se tratando de mercado de trabalho, o foco é a produtividade, por isso é comum surgir como requisito no currículo o domínio de pelo menos uma IDE. Já para fins educacionais, o uso do jEdit, BlueJ e NotePad ++ é o mais recomendado, justamente por obrigarem o estudante a colocar o seu conhecimento em prática.

qui, 05/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Conheça aplicativos gratuitos para substituir as agendas convencionais



A Agenda do Google é o serviço gratuito que permite o gerenciamento dos compromissos e tarefas (Foto: Divulgação)
Manter uma agenda de compromissos organizada, de fácil acesso, integrada com a conta de e-mail, podendo programar lembretes. Esta é uma excelente alternativa às tradicionais agendas impressas, que a cada virada de ano precisam ser renovadas.  Nesta coluna irei apresentar programas que substituem as agendas impressas. Além de práticos, eles são seguros e não precisam ser substituídos a cada virada de ano.

Microsoft Outlook 2010

É o cliente de e-mail que acompanha o pacote de escritório Microsoft Office e as suas funcionalidades vão além de enviar e receber e-mails. Com o Microsoft Outlook, é possível cadastrar compromissos, tarefas, agendar reuniões. Todos os itens que forem cadastrados e que estiverem vinculados a uma data e horário ficam dispostos no calendário do programa. Uma das grandes vantagens do calendário é poder alternar a sua visualização para diário, semanal ou mensal. Tudo irá depender da necessidade de detalhamento na hora de verificar os compromissos que tiverem sido agendados. Vale salientar que, para instalar no PC o Microsoft Outlook 2010, é preciso contar com a instalação completa do Microsoft Office e a sua respectiva licença. Existem versões para o Windows e na versão para Mac OS X ele é identificado como Microsoft Office 2011.

O Outlook 2010 é cliente de e-mail que faz parte do Microsoft Office e oferece funcionalidades avançads para o controle de atividades (Foto: Reprodução)

Mozilla Thunderbird
Programa gratuito para o envio e recebimento de e-mails similar ao Microsoft Outlook, mas que vem repleto de funcionalidades e permite a instalação de dezenas de complementos. Entre eles existe o Mozilla Lightning 1.1, que permite aperfeiçoar a visualização dos eventos cadastrados na agenda. Para instalar esse complemento, é preciso acessar “Ferramentas>Complementos>Pesquisa” e digitar Mozilla Lightning. Depois disso, é preciso selecioná-lo e efetuar a instalação. Ao término, será preciso reiniciar o Mozilla Thunderbird. A vantagem de contar com as funcionalidades incorporadas pelo Mozilla Lightning está em ter uma visualização avançada dos eventos e tarefasque podem ser destacados com cores. O Mozilla Lightning também permite que os itens cadastrados na sua agenda sejam exibidos diariamente, semanalmente o mensalmente. Os compromissos criados no Microsoft Outlook e que forem compartilhados são compatíveis com o programa. O Mozilla Thunderbird possui versões para Windows, Linux e Mac OS X.


O Mozilla Thunderbird é o cliente de e-mail multiplataforma, que possui recursos similares ao Outlook 2010

Mozilla Sunbird 1.0 Beta 1
O Mozilla Sunbird 1.0 é um programa baseado na extensão Calendar do Mozilla. Semelhante ao Firefox e ao Thunderbird,
é possível instalar complementos para ampliar as suas funcionalidades. Através do programa, é possível criar diversos calendários personalizados e exibi-los conforme a preferência do usuário. O programa tem uma interface extremamento flexível, organizada em frames que se ajustam em poucos cliques. Um outro diferencial do programa é o baixo consumo de recursos do PC, por essa razão ele pode ser uma excelente alternativa para equipamentos mais antigos ou com um configuração de hardware limitada. Possui versões para Windows, Linux e Mac OS X.

O Mozilla Sunbird é um programa gratuito baseado na extensão Calendar do Mozilla (Foto: Reprodução)

Google Agenda
É um serviço vinculado a uma conta do Google que oferece funcionalidades idênticas às disponíveis no Microsoft Outlook 2010, Mozilla Thunderbird e o Mozilla Sunbird. Porém tem a vantagem de não precisar ser instalado, visto que ele está disponível na internet. Seguindo o conceito de gerenciar múltiplos calendários, exibir os compromissos diariamente, semanalmente e mensalmente, enviar notificações por e-mail, exibir lembretes e integrar tudo isso com a conta de e-mail e o cadastro de contatos, o Google Agenda é uma excelente alternativa para quem usa mais de um computador ou acessa a internet com tablet e smartphone, mas não pode abrir mão de ter os seus compromissos acessíveis a qualquer momento. Embora o serviço esteja disponível on-line, é possível visualizar a versão de somente leitura da agenda no modo off-line.


O Google Agenda(Calendar) é o serviço gratuito repleto de funcionaliades para o gerenciamento de tarefas (Foto: Reprodução)

ter, 03/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna



Fonte: G1
ter, 31/01/12
por ronaldoprass |
categoria Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário