quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26/jan- Bombeiros encontram corpo de vítima de desabamento no Rio

 

 

 

Três vítimas de desabamento seguem internadas em hospital do Rio.
Prédios caíram na quarta-feira (25), perto do Theatro Municipal.



 
Bombeiros encontraram na manhã desta quinta-feira (26) o corpo de uma vítima do desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro.
De acordo com os bombeiros, o corpo é de um homem ainda não identificado. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Seis pessoas ficaram feridas no acidente. Três  continuavam internadas, sem previsão de alta, no Hospital Souza Aguiar nesta manhã de quinta.
O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta. Estações do metrô no Centro, que chegaram a ser fechadas, funcionam normalmente desde as 5h.
No começo da manhã, antes do resgate do corpo de um homem, o prefeito Eduardo Paes disse que as equipes buscavam 19 pessoas desaparecidas.  Segundo o prefeito, o número de desaparecidos, no entanto, pode ser alterado, já que ainda não há uma lista oficial.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 60 homens dos quartéis da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Central trabalham nas buscas por desaparecidos no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro cães farejadores, retroescavadeiras e pás mecânicas.


Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da região permanecerão fechadas nesta quinta-feira (26). Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.

Feridos

Três vítimas do desabamento seguem internadas na manhã desta quinta-feira (26), no Hospital Souza Aguiar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o órgão, o quadro mais grave é o de uma mulher, que teve lesão no couro cabeludo e passou por uma cirurgia.





Uma outra vítima também foi levada para o hospital, mas já foi liberada. O homem, identificado apenas como Francisco, não estava dentro de um dos prédios, mas ajudava os bombeiros no resgate e sofreu um corte. Um operário, que estava dentro de um elevador, está entre as vítimas retiradas com vida dos escombros. Ele deixou o hospital nesta manhã.


No início da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos prédios. O contador Roberto Flavino buscou informações da mulher, que havia ficado no escritório de contabilidade da família até mais tarde. O último contato do casal foi por telefone, pouco tempo antes de o prédio desabar. "Depois desse horário não conseguimos mais falar com ela. A minha esperança é que ela esteja presa em algum lugar", disse o contador.

Um posto de informações para familiares de eventuais vítimas foi instalado na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.

Paes não acredita em explosão

Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, além de um prédio de dez andares e outro de 20 andares, um sobrado, que ficava entre as duas construções, acabou atingido pelos destroços.
Mais cedo, numa entrevista anterior, o prefeito havia comentado sobre as possíveis causas do desmoronamento. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito.


Mapa mostra área do desabamento (Foto: Arte/G1)



Depois do desabamento, a Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área. Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.


Desmonoramento no Centro (Foto:  Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )

Desabamento foi na área aos fundos do Theatro Municipal (Foto: Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário