quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25/jan- Itaituba: estudantes participam do projeto “Cabeça de Tartaruga”

         Nesta semana, alunos do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) participaram de uma ação conjunta com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no tabuleiro de Monte Cristo, localizado há mais de uma hora e meia de barco da sede do município de Itaituba-Pará.
         A ação faz parte do Projeto “Cabeça de Tartaruga”, cujo objetivo é o de acompanhar o processo de desova das tartarugas no referido local.
Os filhotes de tartaruga
         Todos os anos, entre os meses de outubro e novembro, as tartarugas deixam as águas e acessam as praias para desovar e chocar os seus ovos, que pode durar até dois meses. Em seguida acontece a eclosão dos ovos. Em seguida os filhotes deixam as covas e se direcionam para as águas do rio Tapajós. Cada tartaruga adulta pode produzir até 80 ovos.
         A ação visa proteger os filhotes de predadores como urubus, águias e demais animais que podem oferecer riscos.
         Para Augusto Martins, idealizador do projeto, a mantença dos trabalhos garantirá o equilíbrio e continuidade da espécie. Nazareno Silva, agente ambiental do IBAMA, disse que além dos predadores naturais, existe a participação do homem na captura ilegal destes animais para venda e, consequentemente, o consumo da carne.


Animais reunidos antes de irem para as águas do rio Tapajós

         Mais de 10.000 tartarugas foram retiradas das covas e estão protegidas no Tabuleiro de Monte Cristo.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário