quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Chineses fazem homenagens a Steve Jobs

Chineses fazem homenagens a Steve Jobs


China - ApplePeter Trebitsch/Efe
Inúmeros admiradores de Steve Jobs se juntam na frente de uma Apple Store, em Pequim

Dezenas de admiradores do empresário e inventor Steve Jobs se reuniram nesta quinta-feira (6) nas lojas da marca em Pequim e Xangai para homenagear o cofundador da Apple, uma empresa que em poucos anos alcançou êxito absoluto na China e em 2011 acabou com o reinado da local Lenovo no mercado.
Conheça a trajetória do dono da Apple
Veja a linha do tempo da Apple
Quiz: você sabe tudo sobre o Steve Jobs?
O engenheiro de software Jie Bing afirmava na porta de uma Apple Store de Pequim sua admiração por Jobs, enquanto outros admiradores do californiano deixavam junto à entrada da loja ramos de flores, mensagens de carinho e outras homenagens .
- É o melhor professor que tive nesta vida.
Não faltaram as oferendas de maçãs, uma prática taoísta muito habitual nas sepulturas chinesas, onde são deixados alimentos para os mortos, e que desta vez apareciam mordidas pelos admiradores, para ficarem semelhantes com o inconfundível logotipo da empresa americana.
Nos cartões colocados no lugar podiam ser lidas frases como "adeus, mestre" ou "voe para um novo caminho", enquanto a loja estava, como de costume, repleta de compradores e curiosos na busca das últimas novidades da Apple (o iPad 2 acaba de sair no mercado chinês). A compradora de um tablet destava sua tristeza.
- É um fato muito triste, seu espírito foi muito estimulante.
Também nos fóruns da internet os seguidores dos produtos Apple mostraram seu pesar pela morte do mito das novas tecnologias.
Um internauta chamado Li Rong destaca o impacto histórico de sua morte.
- Sua criatividade e imaginação assombraram o mundo todo, e sua morte significa o fim de uma era.
Jobs, que foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2004, morreu na quarta-feira (5) com 56 anos, uma morte que coincidiu com o lançamento do último modelo de iPhone, o 4S, que decepcionou bastante admiradores da marca e especialistas em eletrônica, já que muitos esperavam um iPhone 5.
Os internautas chineses se aventuraram a dizer em alguns fóruns da internet que "4S" poderia ser uma homenagem velada a Jobs, ao se assemelhar a uma forma abreviada da expressão "for Steve" ("para Steve").
A Aple, que só tem quatro lojas oficiais na China (em Xangai e Pequim), mas licencia centenas de outras lojas para oferecer seus produtos, superou no segundo trimestre de 2011 a Lenovo como líder de receita no mercado chinês, após uma década de domínio da empresa local.
Embora produtos como o iPhone e o iPad tenham chegado com bastante atraso ao mercado chinês, por dificuldades nas negociações com firmas locais para sua comercialização, finalmente estes produtos triunfaram no gigante asiático, apesar de muitas pessoas adquirirem pirateados ou de contrabando.
Este ano foi notícia na China a grande quantidade de lojas que vendiam produtos falsos da Apple, que apareceram em várias cidades do país, obrigando as autoridades a fazer inspeções nos estabelecimentos tecnológicos e fechar alguns deles.
Por outro lado, não se deve esquecer que muitos dos produtos destaque da Apple, como o iPad e o iPhone são montados integralmente na China, nos enormes complexos industriais do gigante Foxconn, que emprega na China 800 mil trabalhadores.
As fábricas da Foxconn também tiveram muito destaque na mídia nos últimos dois anos por causa da ocorrência de cerca de vinte suicídios entre os trabalhadores, o que motivou criticas à situação trabalhista dos funcionários.

Capturado de: r7.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário